Ex-atleta Maurren Maggi recebe título de Cidadã Embuense das Artes

Por: CMEMBU

Na 20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Embu das Artes, realizada nesta quarta-feira (19), no Plenário Mestre Gama, entre as várias proposições apresentadas, os vereadores aprovaram a concessão do título de Cidadã Embuense das Artes para a ex-atleta Maurren Higa Maggi, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 32/2024, de autoria do vereador Gilson Oliveira (Republicanos). A homenageada é considerada a principal representante do atletismo feminino brasileiro das últimas décadas, com grandes conquistas no salto em distância, salto triplo e nos 100m com barreiras. Entre seus maiores feitos, ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Já no ambiente político, Maggi foi candidata ao Senado Federal por São Paulo, em 2018, quando conquistou 2.979.856 votos e ficou em quarto lugar.

Outras três pessoas também foram homenageadas com o mesmo título. Com isto, tornaram-se Cidadãos Embuenses das Artes uma antiga moradora do Jardim Santa Tereza, Oneide de Lourdes da Silva Cardoso (pelo Projeto de Decreto Legislativo nº 31/2024, de autoria do vereador Dedé, do Republicanos), Sebastião Pereira Caixeta, líder comunitário, ex-pedreiro e morador antigo do Jardim Pinheirinho (Projeto de Decreto Legislativo nº. 33/2024, de autoria do vereador Abel Arantes, do Solidariedade) e o advogado e delegado aposentado Clóvis Ferreira de Araújo (Projeto de Decreto Legislativo nº 34/2024, também de autoria do vereador Gilson Oliveira).

Vereadores apresentam proposições para serviços públicos em vários bairros do município

Entre as diversas Indicações apresentadas, o vereador Abel Arantes, por meio da Indicação nº 330/2024, solicitou ao chefe do Poder Executivo municipal que os serviços de fisioterapia sejam reimplantados na UBS Jardim Pinheirinho. Para o loteamento denominado Nativo Franchine, no bairro Chácaras Embu Colonial, o vereador pediu a regularização fundiária (Indicação nº 342/2024) e a instalação de iluminação pública (Indicação nº 346/2024).

O vereador Índio Silva (Republicanos), com a Indicação nº 332/2024, solicitou ao Prefeito Ney Santos (Republicanos) estudos para a implementação de uma academia pública no Parque São Leonardo, na região de Itatuba. Betinho Souza e Dedé (ambos do Republicanos) pediram ao Executivo municipal a intercessão junto à Sabesp para o reforço no abastecimento de água na Comunidade do Jardim da Luz (Indicação nº 341/2024) e uma nova rede na Rua Cocaia, no Jardim Dom José (Indicação nº 343/2024); os vereadores também apresentaram um pedido para a implantação de contêineres solidários, a serem usados na troca de artigos de vestuário e implantados nos vários bairros da cidade (Indicação nº 344/2024). Todas as proposições foram aprovadas.

Vereadores aprovam Moções de Pesar, uma Moção de Repúdio e nova Lei Complementar

O vereador Joãozinho da Farmácia (PL) apresentou a Moção de Pesar nº 31/2024, lembrando o falecimento recente de Fábio Valeriano da Silva, o Fabinho, morador antigo do Jardim Pinheiros. E em ações separadas, os vereadores Dedé e Luiz do Depósito (MDB) lembraram o falecimento de Adriano Almeida Mendes. Também foi aprovado Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria da Mesa Diretora, instituindo o direito aos benefícios estabelecidos nos incisos VIII e XVII do art. 7º da Constituição Federal, e a Moção de Repúdio nº 26/2024, de autoria da vereadora Aline Santos (MDB), contra o Projeto de Lei nº 1904/2024, que está sendo discutido na Câmara dos Deputados, em Brasília, e que poderá equiparar o aborto a um crime de homicídio e estabelecer penas maiores para vítimas de estupro em comparação à penas definidas para os estupradores.

A convite do vereador Luiz do Depósito, a Câmara Municipal recebeu a visita de atletas da Associação Pequeno Mestre, sediada na Zona Sul da Capital e com atuação no Complexo Esportivo do Jardim Independência, em Embu das Artes, liderados pelo presidente Cézar Snyper, que exibiram o troféu de campeões do Campeonato Metropolitano Sub-18 de Futsal, quando venceram o São Paulo na final por 5x2. A sessão foi presidida pelo vereador Gilson Oliveira. A próxima sessão será em 26 de junho (quarta-feira), às 10h.

Todas as votações podem ser conferidas clicando aqui

Josias Patriolino de Lima - MTb: 88981/SP

Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes