Aprovada cessão do CEU Jardim do Colégio para a ONG AmorPhilia
Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (12), realizada no Plenário Mestre Gama, na Câmara Municipal de Embu das Artes, entre as várias proposições apresentadas, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 10/2024, de autoria do chefe do Poder Executivo, autorizando a concessão do direito real de uso temporário do imóvel do CEU Jardim do Colégio para a ONG AmorPhilia Associação de Assistência a Pessoas Físicas e Jurídicas Carentes ou Necessitadas.
Com a aprovação da medida, a referida associação ficará responsável pela gestão e execução das atividades realizadas no equipamento, como as atividades sociais, culturais e administrativas, pelo período de quatro anos. A associação tem como vice-presidente e responsável pela gestão do projeto a administradora Daniela Padrão Russomanno, graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas, e que em 2022 recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadã Embuense das Artes. A vereadora Aline Santos (MDB) comemorou a aprovação do projeto pelos colegas, considerando que a instituição tem um histórico de ações sociais e comunitárias em Embu das Artes, especialmente na Vila Ísis Cristina e região.
Aprovada Moção de Apoio ao padre Gian Paulo Ruzzi após judicialização de suas declarações
Na mesma Sessão, os parlamentares aprovaram a Moção de Apoio nº 25/2024, assinada por 14 dos vereadores, em solidariedade ao padre Gian Paulo Rangel Ruzzi, pelo constrangimento que uma ação judicial promovida pela ex-vereadora Rosângela Santos (PT) trouxe ao seu ministério. Segundo os vereadores, o religioso, que é responsável pela Paróquia Todos os Santos, sediada no Jardim Santa Emília, se mostrou contrariado com a realização de uma palestra do jornalista Breno Altman, no dia 2 deste mês, no Teatro Popular Solano Trindade, quando o jornalista lançou o livro Contra o Sionismo e mostrou apoio às posições ideológicas de grupos terroristas, como o Hamas, e contra a existência de Israel como uma nação e como um país. O evento contou com a participação de Rosângela Santos. Também foi aprovada a Moção de Repúdio nº 24/2024, assinada pelos 14 vereadores e contrária à judicialização das declarações do sacerdote por parte da ex-vereadora.
Quanto ao padre Gian Paulo, que nasceu no Rio de Janeiro e tem 43 anos de idade, este já foi responsável pela Paróquia Santa Inês, no Jardim São Luiz, e está na paróquia atual desde 29 de junho de 2014, tendo recebido da Câmara Municipal, em 2017, o título de Cidadão Embuense das Artes e a Comenda de Mérito Legislativo Padre Belchior de Pontes. Os vereadores, em sua maioria, declararam solidariedade ao pároco. Uma cópia das Moções será encaminhada à Diocese de Campo Limpo e às paróquias da Forania de Embu das Artes.
Renato Oliveira vai à tribuna e rebate críticas da oposição à atuação da gestão municipal
Também nesta Sessão, Renato Oliveira, vereador licenciado e atual secretário municipal de Governo, usou a tribuna para rebater críticas da oposição à atuação do Poder Executivo. Na defesa da gestão de Ney Santos e Hugo Prado (Republicanos), o secretário apresentou um resumo das principais ações da Prefeitura, como a reativação de equipamentos de Saúde, entre estes o Pronto Socorro do Jardim Vazame, a Maternidade (que está em reconstrução) e a UBS Jardim Santo Eduardo, além da construção de novos equipamentos e da criação da ROMU e da Secretaria de Segurança Pública. Mostrou a quantidade de médicos trabalhando em algumas unidades de saúde. Apontou 300 novos expositores que estão na Feira de Embu das Artes e a geração de renda com os eventos na cidade. E, por fim, falou das ações do Executivo em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e em apoio ao trabalho social das igrejas, dos pastores e dos padres.
Vereador Joãozinho da Farmácia apresenta Moções de Pesar pela morte de três munícipes
O vereador Joãozinho da Farmácia (PL) apresentou as Moções de Pesar nºs. 26/2024, 27/2024 e 28/2024, todas lembrando o falecimento recente de moradores de Embu das Artes. Os nomes referidos são os de João Maria da Silva Branco (morador antigo do Jardim Santa Rita), Sônia M. Paschoal de Campos (comerciante do Jardim Sadie) e Edel de Araújo Gomes (conselheiro da Saúde e morador antigo do Jardim Magali. Todas as proposições foram aprovadas.
A sessão foi presidida pelo vereador Gilson Oliveira e também por Betinho Souza. A próxima sessão será em 19 de junho (quarta-feira), às 10h.
Todas as votações podem ser conferidas clicando aqui.
Josias Patriolino de Lima - MTb: 88981/SP
Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes