Brasão de Embu das Artes

Câmara pede regularização fundiária para a Quinta do Morro e a Zumbi dos Palmares

Por: CMEMBU

Na 10ª. Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Embu das Artes, realizada nesta quarta-feira (10), no Plenário Mestre Gama, os vereadores aprovaram as Indicações nºs. 127/2024 e 148/2024, de autoria da vereadora Aline Santos (MDB), para que o Poder Executivo faça estudos para a regularização fundiária dos imóveis ao longo da Rua Zumbi dos Palmares (no Parque Pirajuçara) e na Estrada Quinta do Morro (a partir do nº 1629) até a Estrada José Agripino dos Santos (no Jardim Santo Antônio). A região das comunidades da Quinta do Morro e Vila da Paz também poderá ser beneficiada, caso sejam atendidas as Indicações nºs. 146/2024 e 147/2024, com a implementação de uma academia ao ar livre e um parque molhado, respectivamente. 

A vereadora encaminhou outras Indicações, aprovadas pelo Plenário. Entre estas, sinalização nos pontos de ônibus, um ponto de parada de transporte na Rua Erídano e lixeiras de poste próximo ao CEU, todos no Jardim do Colégio. E ainda solicitou a reforma de um escadão no Jardim Mimás, ventiladores para a NEI Valo Verde, reforma no sistema de drenagem na E. M. Elza Marreiro Medina, canalização na Rua São Marcelo e (em conjunto com Dedé e Gerson Olegário) uma rotatória na confluência da Estrada Jerusalém com a Rua Augusto de Almeida Batista.

 

Vereadores apoiam veto do prefeito; Quatro vias do município têm denominação aprovada

Na mesma sessão, os vereadores apoiaram o veto do prefeito ao Projeto de Lei nº 08/2024, que continha dispositivos sobre o adicional no Regime Especial aos Agentes de Trânsito. Além disso, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 47/2023, de autoria de Joãozinho da Farmácia, dando o nome de Viela da Felicidade a uma via ao lado do córrego na entrada do Jardim Santa Clara. E também o Projeto de Lei nº 12/2024, de autoria de Lúcio Costa (MDB), alterando o nome da Estrada para Votorantim, que passa a se chamar Betina Uliana Arenzon. Além destes, o Projeto de Lei nº 15/2024, de Dedé (Republicanos) e demais vereadores, dá nome a duas vias do Conjunto da CDHU Embu-N. Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 13/2024, do vereador Gerson Olegário, autorizando o Executivo a instituir a Semana Municipal de Segurança no Trânsito. 

 

Vereadores aprovam pedido de UBS no Jardim Magali e de linha de ônibus para a futura Fatec

O vereador Bobilel Castilho apresentou a Indicação nº 126/2024, solicitando ao prefeito uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para o Jardim Magali. Também apresentou a Indicação nº 161/2024, pedindo a criação de um programa para a doação de repelentes às famílias em situação de vulnerabilidade social. Sander Castro (PL) pediu ao prefeito a criação de uma linha de transporte urbano ligando o Centro (Rodoviária) à Itatuba, passando pelo local onde será construída a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Centro Paula Souza). Também pediu asfalto ou bloquetes para as ruas Ribeirão Ponte Alta, Ribeirão Tapera e Invernada, no Jardim Vista Alegre. 

Lúcio Costa ainda pediu recapeamento para várias ruas do Jardim Vista Alegre, e um playground na praça no final da Avenida Isaltino Victor de Moraes, no Jardim de Lourdes. Ricardo Almeida (Republicanos) solicitou oficialização de nome e CEP para a Viela da Bênção, no Jardim Sílvia. Juntamente com o vereador Betinho Souza, pediu leitos nos hospitais para o atendimento de pacientes com dengue, tema que já vem sendo discutido nas últimas sessões. Para o Terminal de Ônibus em construção no Jardim Nayara, Betinho ainda solicitou o sinal de wi-fi gratuito para os usuários e a implantação de placas solares. 

 

Vereadores lembram Hélio Cabral; mudanças de partido movimentam o quadro político

Com a Moção de Pesar nº 11/2024, os vereadores lembraram o falecimento do ator e professor Hélio Cabral (1974-2024). A Moção de Aplausos nº 10/2024 homenageou membros da GCM. Os vereadores Gideon Santos e Adalto Batista anunciaram a filiação ao PSB. Bobilel Castilho comunicou sua mudança para o MDB. Outros vereadores também mudaram de partido. A sessão foi presidida, inicialmente, pelo vereador Betinho Souza, e depois por Gílson Oliveira.  

 

Todas as votações podem ser conferidas clicando aqui

 

Texto: Josias Patriolino de Lima - MTb: 88981/SP 

Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes