Centro Médico de Combate ao Coronavírus de Embu das Artes já funciona desde o dia 23/03

Centro de Combate ao Coronavírus foi montado em 5 dias e terá 40 leitos de atendimento no Parque Rizzo Por: Divulgação

O “Centro Médico Embuense de Combate ao Coronavírus” foi entregue na segunda-feira, dia 23, pela Prefeitura de Embu das Artes e já está em pleno funcionamento, com atendimento presencial e pelo aplicativo de celular whatsApp, em sua rede de atendimento remoto. A unidade implantada no Parque Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 320) abriga 40 leitos, 10 consultórios, sala de triagem, farmácia, sala de medicação e sala de observação.

Montado em 5 dias, desde o anúncio de início das obras no dia 18 de março, a unidade se tornou uma referência no Estado de São Paulo e ganhou o noticiário nacional pela qualidade empregada e a velocidade em sua implantação.

Em companhia dos vereadores e do presidente da Câmara, Hugo Prado, que acompanhou todo o processo de montagem do equipamento, o prefeito municipal, Ney Santos, organizou toda a estrutura da prefeitura para combater o vírus covid – 19 (coronavírus) ressaltando a necessidade da contribuição dos moradores para a prevenção de contágio.

Pelo Decreto nº 1956 estabeleceu quais são os chamados “comércios essenciais” e definiu o que poderia permanecer aberto, em atendimento a população, e o que consequentemente teria que “baixar as portas” para atender ao estabelecimento de estado de quarentena definido pelo Governo do Estado.

O administrador municipal também determinou a suspensão das aulas da rede municipal de Educação, mas manteve o fornecimento da merenda escolar para os alunos de baixa renda, servida nas escolas em horários específicos.

“Construímos o primeiro hospital de campanha para o combate ao Coronavírus do Brasil em apenas 5 dias e tornamos referência, levando nossa experiência para outras cidades como São Paulo, Guarulhos, Mauá, Cotia, Guarujá, dentre outras. Cada vida preservada em nossa cidade de Embu das Artes valerá a pena o esforço de todos nós. Por isso manteremos todas as medidas até aqui tomadas! Tenho fé em Deus que venceremos a guerra contra o Coronavírus”, disse o presidente da Câmara, Hugo Prado, em sua rede social.

No dia 21 deste mês de março, o Governador, João Dória, determinou quarentena em todos os 645 municípios do Estado. A medida, que inicialmente será válida por 15 dias, impõe medidas e o fechamento do comércio, exceto serviços essenciais de alimentação, abastecimento, saúde, bancos, limpeza e segurança. A medida visa “proteger a saúde pública e reduzir a disseminação do novo coronavírus”, disse o Governador no anúncio.

CENTRAL DE ATENDIMENTO E TRIAGEM

Antes mesmo da conclusão do Centro de Combate ao Coronavírus, a administração municipal já iniciava o “pré-atendimento” via aplicativo whatsApp para tirar dúvidas e esclarecer informações do governo municipal a toda à população embuense.

Com mais de 10 mil atendimentos via mensagem de texto, a central de atendimento já atua para identificar e realizar a triagem de possíveis focos de contaminação do vírus no município.

Para o munícipe entrar em contato basta enviar uma mensagem de texto para os números: (11) 99146-3476 e (11) 94478-1175 os moradores podem fazer perguntas e tirarem dúvidas, além de solicitar atendimento caso apresentem sintoma de contágio pelo coronavírus.
A central funciona 24hs por dia.

AVISO: Caso o (a) munícipe apresente os primeiros sintomas suspeitos de coronavírus, deverá entrar em contato, primeiramente, com a central de atendimento pelo aplicativo WhatsApp.

(Assessoria de Comunicação)