Quadra de Esporte, Lazer e Base da GCM d?o cara nova ao Santa Em?lia
![Base da GCM 24h no Santa Em?lia foi bem recebida pela popula??o](https://www.cmembu.sp.gov.br/public/files/PAUTAS EXTERNAS/Santa_Emília/base_gcm_santa_emilia.jpg)
A revitalização da Praça de Lazer, com a construção de uma Base da GCM e a colocação de grama sintética na quadra central do bairro Jd. Santa Emília revigorou a região de acordo com moradores e frequentadores desses espaços. Indicações do vereador Luiz do Depósito (PMDB) em parceria com o vereador João Leite (PT) permitiram que a prefeitura desse início a reforma das estruturas de convivência, levando com que os moradores voltassem a circular pelo local.
Para o treinador Zelão, que lapida joias do futebol e já teve Cafu, capitão da Seleção Brasileira e pentacampeão mundial em 2002, como um de seus alunos aos 6 anos, a reforma e colocação da grama sintética na quadra trouxe mais entusiasmo aos mais de 100 alunos que praticam o esporte por meio do programa Esporte Cidadão no bairro.
“Melhorou muito aqui com essa quadra, a Praça e a Base. Melhorou uns 80%. A Base [GCM], tem os quiosques, a terceira idade joga dominó ali e nós ficamos com essa garotada aqui de terça a sexta", disse entusiasmado.
Para Zelão, que mora no município há 43 anos, a reforma deu novo fôlego a quem já estava habituado com a falta de estrutura na região. “Antigamente aqui era cimento e não tinha tanta gente procurando como é agora. Agora melhorou 100%. Com o sintético melhorou muito. Muitos deles [alunos] aqui o pai já jogou futebol comigo. O que eu aprendi no esporte eu estou ensinando para eles", disse.
Para os Guardas Civis que mantém a Base da Guarda Municipal em funcionamento 24h, a população entendeu a necessidade da estrutura de segurança e apoia a iniciativa. “A recepção aqui foi a melhor possível. No geral para a população tem sido muito bom. Somos muito procurados e temos ajudado bastante. Aqui os jovens receberam o recado e entenderam bem essa nova situação”, disse o GCM Walter Rodrigues, que está na corporação há 7 anos.
Na Base dois Guardas Municipais mantém o funcionamento dos trabalhos no local. Contudo, há grande rotatividade de GCMs na Base, de acordo com informações. “Há muita procura aqui [pelos moradores], mas tudo dentro do normal”, disse o GCM Walter.