Câmara Municipal aprova 7 requerimentos de informações ao prefeito
.jpg)
Na 10ª. Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Embu das Artes, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 7 de abril, no Plenário Mestre Gama, foram aprovados pela maioria dos vereadores sete Requerimentos apresentados pelo presidente Abel Arantes (Solidariedade) e outros dez vereadores: Abidan Henrique (PSB), Bobilel Castilho e Juneca da Comunidade (MDB), Diego Paixão (Podemos), Gideon Santos Junior (PV), Índio Silva e Ricardo Almeida (Republicanos), Leo Novais (PL), Uriel Biazin (PT) e Zé do Piscinão (PP).
Os Requerimentos, de nºs. 22/2025, 23/2025, 24/2025, 25/2025, 26/2025 e 27/2025, solicitam ao chefe do Poder Executivo municipal, prefeito Hugo Prado (Republicanos), informações e documentos sobre a construção do Hospital Veterinário, manutenção do muro de contenção da Escola Municipal Jequitibá, manutenção do telhado das Escolas Municipais Jossei Toda, Amilton Suga Galego e NEI Magali, sobre o sistema de transportes e projetos de mobilidade urbana, ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, e sobre o atraso na distribuição de kits escolares, reforma de unidades escolares, recursos e atuação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.
Além destes, foi aprovado um Requerimento verbal, apresentado pelos vereadores Abel Arantes e Índio Silva, solicitando ao prefeito informações sobre as providências sobre um buraco aberto na Avenida Tomás Antônio Gonzaga, no Jardim Independência, incluindo o cronograma da obra, previsão de conclusão e outras informações, assim como dados sobre acidentes ocorridos na região e providências tomadas para minimizar tais eventos.
Câmara aprova Indicações para reformas e estudos para a instalação de ar condicionado em UBSs
O vereador Gideon Junior apresentou várias Indicações, que serão encaminhadas ao chefe do Poder Executivo. Com as Indicações nºs. 192/2025, 193/2025 e 201/2025, o vereador solicita estudos para a instalação de ar condicionado e troca de mobília nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maria de Lemos (Jardim Santa Tereza), do Jardim Santo Eduardo e de Itatuba. O parlamentar ainda solicitou as reformas da Escola Municipal Primavera, do Restaurante Popular Josué de Castro e da pista de caminhada do Parque do Lago Francisco Rizzo, além de um abrigo para o ponto de ônibus defronte ao CRAS do Jardim Vista Alegre. Também foram solicitados estudos para a construção de uma creche junto à Escola Municipal Maria Josefina de Almeida Carvalho-Azteca e para a implantação de rampas de acessibilidade nas calçadas da Estrada Kaiko e nas Ruas Alagoas e Distrito Federal (Jardim Sílvia).
Zé do Piscinão apresentou, também na forma de Indicações, os pedidos de estudos para a implementação de um espaço para a prática de ginástica artística no Ginásio Poliesportivo do Jardim Independência. Também pediu a modificação de sentido do tráfego na Rua Florença, na Vila Carmem, e a reforma do escadão que liga a Rua Cerqueira César à Rua Astor, no Jardim Santa Tereza.
Aprovados pedidos de nova UBS, portaria no Parque Rizzo e transporte gratuito para professores
O vereador Abidan Henrique solicitou estudos para a construção de uma UBS com Farmácia Popular no bairro Chácaras Marajoara e a instalação de uma portaria de acesso ao Parque do Lago Francisco Rizzo a partir da Estrada dos Orquidófilos. O vereador também solicitou a reforma da quadra de esportes da Rua Santo Antônio, na Vila Maria Auxiliadora, e a pavimentação para a Rua Graciliano Bonifácio Santana. Também foi solicitada a implantação da gratuidade no transporte municipal para os professores das escolas públicas do município. Ricardo Almeida, com a Indicação nº 371/2025, solicitou estudos da Secretaria de Esportes e Lazer para a instalação de uma Areninha Esportiva na Estrada dos Orquidófilos, altura do número 584, no Engenho Velho. E, com a Indicação nº 386/2025, o vereador Leo Novais solicitou a implementação de creches para idosos no município.
A sessão foi presidida inicialmente pelo vereador Diego Paixão e depois por Abel Arantes; e foi secretariada pelos vereadores Índio Silva e Gideon Santos Junior. A Tribuna Popular foi utilizada pela Dra. Fernanda do Rosário de Almeida, advogada e ex-secretária de Políticas Públicas para as Mulheres. A próxima sessão está prevista para a quarta-feira, dia 16 de abril, às 10h, no mesmo local.
Todas as votações podem ser conferidas aqui.
Texto: Josias Patriolino de Lima - MTb: 88981/SP
Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes