Câmara Municipal aprova título de 'Cidadão Embuense' ao ex-presidente Lula

Por Assessoria de Comunicação | 11/02/2011

Em sua justificativa, o vereador Silvino lembrou o papel que o ex-presidente Lula sempre desempenhou em favor da classe trabalhadora, especialmente durante a ditadura militar, quando se tornou a principal liderança sindical do país, considerando também que Lula fundou o Partido dos Trabalhadores em 1980, criando um importante espaço para as discussões dos problemas enfrentados pela classe trabalhadora.

Ao ser eleito presidente da República, Lula implantou importantes programas sociais a partir de 2003, que mudaram a face do país, diminuindo em muito a situação de miséria e pobreza de milhares de famílias brasileiras. O vereador também destacou que durante o governo Lula o Brasil passou a ser visto com destaque no cenário mundial, em especial durante a crise econômica de 2008/2009, passando a ser respeitado por todos os países do planeta.

Embu foi uma das grandes beneficiadas pelo governo Lula, tanto por programas sociais, como em infraestrutura. A cidade cresceu em função de muitas parcerias entre o governo federal e o municipal, fato inédito na história de Embu, que não havia recebido atenção especial de qualquer presidente, exceção ao presidente Juscelino Kubitscheck (1956-61).

JK construiu a rodovia Régis Bittencourt-BR 116 (denominação atual) e esteve no Embu para inaugurá-la, em 1961. Depois disso, por mais de 40 anos nenhum presidente havia dado atenção a Embu, mas hoje as verbas federais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) beneficiam vários projetos de infraestrutura de Embu.

O presidente Lula não esteve na cidade durante seu mandato, até pelas enormes dificuldades de agenda, mas já visitou Embu em várias ocasiões, a primeira delas em 1982, quando realizou um comício no largo do Jardim Santa Emília, como candidato a governador de São Paulo pelo PT.

Depois, quando o ex-prefeito Geraldo Cruz exercia a presidência da Câmara Municipal num momento turbulento da vida política da cidade, Lula esteve na Câmara para prestar apoio e solidariedade a Embu, em 1999. Já no governo do prefeito Geraldo Cruz (eleito em 2000), Lula voltou a Embu em 2001 para prestigiar a nova administração democrática e popular da cidade.

Em defesa do título de "Cidadão Embuense" ao ex-presidente, o vereador Silvino afirmou que “Lula fez um governo especial pela educação, criou o Prouni [Programa Universidade para Todos], cursos técnicos federais, universidades federais". "Sonhamos com mais educação, e com tudo aquilo que é mais humano e justo, e Lula nos deu isso tudo e muito mais. Por isso, peço apoio a essa proposta [do título de cidadão], e, com muita honra, orgulho e de forma singela, possamos homenagear aquele que fez com que a gente acreditasse nesse sonho”, declarou.

O vereador João Leite (PT) afirmou apoiar a proposta, “primeiro pelo que representou o presidente Lula para o nosso país". "Tenho 51 anos e nunca conheci neste país ninguém que fizesse um terço do que o Lula fez. Esse projeto não tem por objetivo apenas homenagear nosso ex-presidente, mas também servir como um exemplo para as pessoas entenderem que todos podemos ter espaço nesta sociedade. Qualquer pessoa neste país tem o direito e pode chegar a presidente. Para nossa alegria, agora elegemos uma mulher presidenta, para mim uma honra. Este projeto dando o título de 'Cidadão Embuense' ao presidente Lula tem todo o meu apoio”, concluiu.

Silvino falou também da dificuldade em conseguir uma agenda com o ex-presidente para entregar-lhe o título pessoalmente. “Sei que é difícil trazê-lo a Embu, mas, mesmo que demore dois, três anos para ele vir aqui, será uma honra para nós entregarmos este título a ele”, disse o presidente da Câmara.

> Leia biografia do ex-presidente Lula

Fotos: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr - 31.12.2010

Lula, no último dia no cargo, em recepção ao presidente
da Autoridade Nacional Palestina no Palácio do Planalto