Câmara reúne 200 munícipes em sessão solene dos 52 anos de emancipação de Embu

Por Assessoria de Comunicação | 18/02/2011


Foto:


Dos parlamentares da Casa, estiveram presentes o presidente Silvino Bomfim (PT), o vice-presidente Zé Carlos Proença (PSDB), o primeiro-secretário Luiz Calderoni (PMDB), o segundo-secretário Edgardo Cabral (PSB), João Leite (PT), Maria Cleuza Gomes, a Ná (PT), Júlio Campanha (PTB), Milton do Rancho (PMDB), Gilvan de França (PPS), Dra. Bete (PDT), Carlos Pires (PDT) e Arthur Almeida (PSDB).

Os anfitriões receberam colegas de Parlamento de municípios da região, como os vereadores Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB), presidente da Câmara de Itapecerica da Serra -- cidade-mãe de Embu --, Angela Bressali (PR), presidente da Câmara de Juquitiba, Roberto Izidoro (PSDB), presidente da Câmara de São Lourenço da Serra, e José Raimundo dos Santos (PMDB), vice-presidente da Câmara de Embu-Guaçu.

O presidente Professor Silvino abriu a sessão solicitando a execução do Hino Nacional, que foi seguida da Canção de Exaltação a Embu, pela Banda Municipal, sob a batuta do maestro Elias Evangelista. Em seguida, foi oferecida a palavra ao ex-prefeito Annis, que solicitou a leitura de seu discurso pelo jornalista Marcelo Sousa, devido a problemas de saúde do emancipador.

Depois, falou a vereadora Ná, dizendo que ela e seus colegas vereadores têm “orgulho de representar esta cidade”. Destacou também a ação dos governos dos prefeitos Geraldo Cruz e Chico Brito nas políticas públicas em defesa das mulheres.

O vereador Júlio Campanha disse que “hoje temos motivos para agradecer e comemorar”, citando que no atual governo houve muitos investimentos em educação, saúde, infraestrutura, e por isso apoia as ações da gestão municipal.

João Leite destacou que “nós vereadores, governo, comunidade, temos de fazer bem o nosso papel para preparar Embu e a nossa região para o futuro”.

Luiz Calderoni agradeceu aos emancipadores, e disse que “hoje nossa cidade se destaca no país, e muito tem sido feito por esta administração, e todos contribuímos, com trabalho e honestidade”. O vereador José Carlos Proença elogiou muito os emancipadores, em especial o ex-prefeito Annis. “Foram eles que começaram todo o progresso que podemos ver hoje.”

O vereador Edgardo também disse que “Embu chegou ao que é hoje por um trabalho contínuo e dedicado de todos os prefeitos que passaram pelo governo, desde o primeiro, senhor Annis”. Elogiou também os governos dos prefeitos Geraldo Cruz e Chico Brito.

O deputado Gilmaci Santos (PRB) falou de sua atuação na Assembleia Legislativa de São Paulo e disse que apoia o projeto do colega Donizete Braga (PT), que apresentou o projeto de lei que possibilitou a mudança do nome da cidade para “Embu das Artes”.

O ex-vice-prefeito Terassi disse que “esta cidade com certeza faz parte do coração de todos nós”, e elogiou “este grande irmão, esse exemplo de cidadão que é o nosso ex-prefeito senhor Annis”, em nome do qual agradeceu aos demais prefeitos que administraram e administram a cidade.

O atual vice Natinha disse que há mais de 30 anos residia na região do Capão Redondo, e visitava Embu para praticar esportes na Escola Delfina de Moraes, no Jardim Santo Eduardo.

“No Embu tinha esportes, era um lugar bonito, e sonhava morar aqui”, dizendo que realizou seu sonho quando foi morar no Jardim Santo Eduardo em há 27 anos, em 1984, ainda menino, acompanhado de sua avó.

Silvino fez questão de agradecer a Deus, à sua mãe, sua esposa e filhos, e a todos os colegas vereadores, citando-os nominalmente. Disse que há uma grande harmonia entre o Legislativo e Executivo, fruto de um diálogo permanente entre os dois poderes, citando uma reunião dos vereadores com o prefeito e secretários realizada nesta semana.

“Nos últimos anos, durante os governos dos prefeitos Geraldo Cruz e Chico Brito, do Partido dos Trabalhadores, tivemos o privilégio e a felicidade de verificar o maior surto de crescimento e desenvolvimento que Embu já experimentou. São hoje mais de 100 obras em andamento em nossa cidade, muitas das quais serão concluídas ainda neste ano, com a força e o trabalho de nosso prefeito e o apoio incondicional deste Poder Legislativo”, destacou.

Balanço de governo
O prefeito Chico encerrou a sessão com um discurso em que agradeceu aos emancipadores e falou sobre as realizações de seu governo, mas alertou que “precisamos fazer a auto-crítica todo santo dia, porque ninguém é dono da verdade”.

O prefeito fez especial agradecimento à Câmara, lembrando que nas eleições sua coligação elegeu nove vereadores, mas, antes mesmo da posse, em dezembro de 2008 já passou a contar com o apoio do PSB, presidido por Terassi, e do PTB, do vereador Júlio Campanha. Ele disse ter conquistado algum tempo depois também o apoio dos vereadores do PSDB, Proença e Arthur.

Chico agradeceu a postura de colaboração do Poder Legislativo, “porque ninguém faz nada sem apoio”. Lembrou também que “a diferença político-partidária é uma coisa, mas, quando você tem a responsabilidade de governar, tem de conversar com todos os segmentos”.

Ele citou como exemplo as viagens que fez com vereadores de todos os partidos a Brasília, quando foi conquistado o apoio de toda a bancada paulista de deputados federais para o projeto do Parque da Cidade, que recebeu R$ 32 milhões em emendas parlamentares.

Chico apresentou em seguida um filme institucional em que mostra as realizações da primeira metade de seu governo. Após o discurso do prefeito, o presidente Silvino declarou encerrada a sessão solene.

Fotos: Adilson Oliveira-CMETE

Público na sessão em comemoração aos 52 anos de emancipação de Embu

 

(Márcio Amêndola - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu)

Comentários

Nenhum comentário até o momento