Primeiros alunos de Embu recebem livros da coleção de Ziraldo em entrega simbólica

Por Assessoria de Comunicação | 21/02/2011

Os livros, de diferentes gêneros e conforme a faixa etária, serão entregues a 22 mil estudantes da educação infantil (fases 4 e 5), ensino fundamental 1 e 2 (1º ao 5º e 6º ao 9º ano) e educação de jovens e adultos, ao todo. De acordo com a Secretaria de Educação, o kit apresenta conteúdos próprios do universo infanto-juvenil, incorpora elementos que instigam a criatividade nos leitores e propicia a interlocução entre as áreas do conhecimento. O material também oferece a oportunidade ao estudante de iniciar a própria biblioteca.

Fotos: Adilson Oliveira-CMETE

Chico e Prof. Silvino entregam maleta com oito livros a aluna de Embu

O vereador João Leite (PT), que participou da entrega da coleção, disse que a leitura é muito importante na vida do ser humano, mas no Brasil o livro, em geral, ainda é muito caro, e a maioria da população não pode comprar, além do que o brasileiro não gosta muito de ler. “A prefeitura está lançando esse projeto para que as crianças das escolas da nossa cidade tenham oportunidade de fazer uma boa leitura. Está dando livros para que levem para casa, e as famílias também possam usar e ter o mesmo hábito”, disse.

Chico e Dra. Bete ao lado de estudante com obras do escritor Ziraldo

O presidente da Câmara de Embu, Prof. Silvino (PT), também presente, classificou o projeto como “um avanço”, pela valorização da cultura brasileira, em primeiro lugar, e pelo incentivo a ler. “Tenho dito às pessoas – eu sou educador – que o gosto pela leitura não é uma opção que o indivíduo faz, mas sim um hábito que adquire, e todos aqueles que buscam conhecimento têm de ter esse hábito. Acredito que essa iniciativa do governo municipal vai incentivar muito as pessoas a gostarem de leitura”, afirmou.

João Leite e garoto com kit; 22 mil alunos de Embu receberão livros

Para a vereadora Dra. Bete (PDT), que também passou às mãos de crianças os títulos, a entrega de livros vai contribuir para preparar os futuros candidatos à faculdade. “Representa muito para os alunos, não tínhamos nada de política pública relacionada à literatura e à leitura, e sabemos quão é importante, até por conta de Enem [exame de avaliação], universidade que está vindo para nós. É o início de uma conquista para poderem competir igualmente com os de fora na universidade federal”, declarou.

Silvino, vice Natinha, Chico, Bete, secretária Rosemary e João Leite

Ao lado do prefeito Chico Brito, os livros seriam entregues pelo próprio Ziraldo, mas o escritor passou mal ainda no embarque no Rio de Janeiro, informou a prefeitura, e não compareceu. Os alunos e pais não esconderam a frustração, que deram lugar ao silêncio em desejo de restabelecimento da saúde, sensibilizados pela secretária de Educação, Rosemary de Matos. Chico prometeu ao púbico que o criador de Menino Maluquinho, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil, ainda virá a Embu.

(Adilson Oliveira – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)