TRE e prefeitura assinam convênio, e cidade terá plebiscito por Embu das Artes

Por Assessoria de Comunicação | 22/02/2011

Na consulta popular, a participação dos 170 mil eleitores embuenses é obrigatória. As urnas eletrônicas utilizadas serão especificas para plebiscitos, com as opções “Sim” e “Não”. A população terá que digitar 55 (sim) e 77 (não) para responder à pergunta "Você é a favor da alteração do nome da cidade de ‘Embu’ para ‘Embu das Artes’?". Também haverá votos nulos e brancos. O nome “Embu das Artes” já foi incorporado pelos moradores, mas é vetada ainda a utilização em documentos oficiais e mapas.

Fotos: Guego-PMETE

Chico e presidente do TRE mostram documento assinado, ao lado de Silvino e João Leite (esq.) e outros membros do Comitê Pró-Plebiscito

O pedido para realização da consulta popular foi feito, oficialmente, pela Câmara Municipal de Embu e aprovado pelo TRE em julho do ano passado. Em 11 de dezembro de 2009, após a coleta de mais de duas mil assinaturas de moradores eleitores, os vereadores aprovaram a lei 2.432, que autoriza o procedimento para alteração do nome, e o prefeito a sancionou. “Tenho dito que não se trata de mudança, mas da oficialização do nome da cidade como Embu das Artes”, ressalta Chico.

Também estiveram presentes na assinatura do convênio o vice-prefeito Nataniel Carvalho (Natinha), os vereadores Silvino Bomfim, presidente da Câmara, e João Leite, os secretários municipais Marcos Rosatti e Paulo Giannini, o ex-vice-prefeito Roberto Terassi, o ex-vereador Milton Faixa Azul, o empresário Kiey Takaiasu, vice-presidente da Acise, Débora Kawamura, do Rotary Club de Embu, e o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Embu, Sebastião da Paixão, entre outros representantes.

>>> Movimento com representantes de diversos segmentos da cidade quer mudar nome para “Embu das Artes”

>>> Na Lei Orgânica, Constituição municipal, já consta "Embu das Artes"

>>> Fama de "Embu das Artes" se deve a pioneiros desde Cássio M'Boy; cidade já teve vários nomes

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)