> Ciclo de palestras "Embu que queremos" discute inclusão digital e "indústrias criativas"

Por | 26/02/2011


Foto:

Dowbor, titular do departamento de pós-graduação nas áreas de economia e administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), vai discorrer sobre o crescimento de um novo padrão de desenvolvimento econômico, partir da expansão das redes digitais no Brasil, geração de riqueza com inclusão social por meio das atividades das artes, artesanato, entretenimento, software.

Com o avanço das facilidades geradas pela tecnologia da comunicação, em especial a internet, é possível verificar casos de transformação econômica em comunidades bem variadas, que desenvolveram formas inovadoras de criação e circulação de conhecimento, observa Dowbor. De acordo com o professor, sob essa ótica, quanto mais o conhecimento for compartilhado, mais ele pode crescer.

Adilson Oliveira/CMETE - 27.jan.11
Dowbor em evento sobre desenvolvimento do turismo, em Embu em janeiro

A discussão do tema será particularmente importante quando Embu vai reformular as diretrizes de organização e ocupação dos espaços da cidade. De acordo com o professor Wilson Nobre, da Fundação Getúlio Vargas, coordenador do evento, em uma visão moderna, cabe ao poder público oferecer amplo acesso à internet, incentivando a aplicação da economia criativa nas camadas da população com menor poder aquisitivo.

Gratuito, o ciclo de palestras com especialistas discutiu nos primeiros encontros "O futuro das cidades" (experiências de cidades sustentáveis, papel da educação na formação do futuro), "As cidades e o clima" (mudanças climáticas globais e as megacidades, com análise de reflexos do fenômeno em Embu) e "Moradia e meio ambiente" (apresentação de pesquisas e orientações em urbanismo sobre a questão da moradia popular e seus contornos no meio ambiente).

O evento, que está sendo realizado no plenário da Câmara (rua Marcelino Pinto Teixeira, 50 - Parque Industrial, ao lado da delegacia e da rodovia Régis Bittencourt-BR 116), é promovido pela Sociedade Ecológica Amigos de Embu (Seae) com apoio do Rotary Club de Embu, Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (Acise) e Associação Comercial Empresarial Embu e Região (Aceer), além do Poder Legislativo da cidade.


(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu, com informações da Seae)

Comentários

Nenhum comentário até o momento

ATIVIDADES

INSTITUCIONAL

IMPRENSA

  • cme.comunicacao@gmail.com
  • Telefone: (11) 4785-1568 Ramal 227/242
  • Coordenador de Comunicação: Alexandre Oliveira
  • Jornalista Assessor de Comunicação: Adilson Oliveira
  • Assessora de Comunicação: Gabriela Rocha
  • Estagiário: Daniel Vinicius
  • Arquivo Fotográfico: Flick