Embu e mais 4 cidades da região terão Samu implantado, afirma entidade de vereadores

Por Assessoria de Comunicação | 23/03/2011

A notícia foi muito comemorada pelos vereadores de todas as cidades, uma vez que o prazo dado pelo ggoverno Federal estava se esgotando. “Fizemos uma grande mobilização, conseguimos garantir esse benefício para quase 500 mil moradores da região que ainda não eram atendidos pelo Samu”, disse Wagner Eckstein, presidente da Aversud (associação dos vereadores das cinco cidades e também de Taboão da Serra), que participou da reunião.

As cidades de Embu, Itapecerica, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu terão 11 ambulâncias do Samu em funcionamento. Cada cidade irá depositar todos os meses em um fundo de saúde criado para a manutenção do serviço. Taboão não participou do convênio porque já possui o serviço desde 2007.

Eduardo Toledo-CMTS
Vereadores reunidos na Câmara de Embu-Guaçu por Samu regional

Em Embu irá funcionar a central de atendimento e a central de regulação, no Jardim Magali, bairro ao lado da rodovia Régis Bittencourt e do Rodoanel. As ambulâncias vão ficar distribuídas em cada município, e em caso de ocorrência a viatura que estiver mais próximo do local irá atender, independente do município. Essa é a primeira vez que o Samu é instalado de forma regional.

As ambulâncias do Samu ficarão distribuídas da seguinte forma: Embu e Itapecerica terão três viaturas cada (duas básicas e uma UTI que atenderá toda a região), Juquitiba e Embu-Guaçu, duas ambulâncias básicas cada, e São Lourenço, uma.

De acordo com o vereador Wagner, a implantação do Samu regional também acaba beneficiando Taboão da Serra de forma indireta. “Quem ganha são os moradores da região, inclusive os taboanenses que utilizam a Régis Bittencourt e que trabalham nas imediações. Essa ação foi um fruto de muita luta da Aversud e dos 66 vereadores das seis cidades.”

(Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra – com Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)