Pires quer 'Cidade Mirim', descarte correto de pilhas, ponto cultural e creche entre ações

Por | 10/04/2011

Com a indicação (42/2010) da "Cidade Mirim", apresentada há um ano, Pires (PDT) visa que os condutores do futuro sejam ensinados a dirigir com responsabilidade e prevenir a violência nas vias urbanas e estradas. O local reproduziria malha viária, com cruzamentos, faixas de pedestres, sinalização. “O objetivo é contribuir para que exista respeito mútuo entre motoristas e pedestres, e saibam o verdadeiro valor de conviver em coletividade”, ressalta.

O vereador apresentou a indicação (124/2009) ao prefeito de elaboração de projeto de lei sobre descarte/destinação de pilhas e baterias usadas com a justificativa de que os produtos -- em cuja composição possuem elementos altamente tóxicos como chumbo e mercúrio --, em caso de não serem rigorosamente coletados e isolados, "contaminarão o solo e as águas, provocando danos irreparáveis ao meio ambiente e efeitos prejudiciais à saúde da população".

Adilson Oliveira/CMETE - 23.mar.11
Carlos Pires (PDT), que tem propostas em diversas áreas, na Câmara

Pires tem proposições em diversas áreas. Na de infraestrutura, solicita pavimentação das ruas Ilha Porchat e Ilha do Marajó, no Jardim das Oliveiras (indicação nº 123/2009), reconstrução do passeio da estrada São Judas, no Parque Esplanada (nº 105/2009), criação de via coletora (receber e distribuir trânsito) no Parque Firenze, entre o Rodoanel e estrada São Judas (nº 115/2010), e manutenção periódica de rua de acesso ao Jardim das Oliveiras (nº 40/2011).

Em benefício da população do Jardim Vista Alegre, o vereador reivindica reforma de posto de saúde (nº 122/2009), para que os usuários tenham conforto e atendimento adequado, implantação de um centro cultural e reforma de quadra (nº 126/2009), e construção de campo de futebol e colocação de equipamento (nº 125/2009). Para maior comodidade dos moradores do bairro e região, indica também estudo para instalação de uma casa lotérica (nº 41/2010).

Para que as mães possam trabalhar fora, Pires solicita construção de creche no Parque Esplanada (indicação nº 104/2009), cujos moradores contam ainda com atuação do vereador para implantação no bairro do programa "Minha Casa, Minha Vida" para famílias de baixa renda (nº 86/2010) e aquisição ou desapropriação de terreno onde está o campo de futebol local, para que a comunidade não corra o risco de perder o espaço de lazer. Além de indicações à prefeitura para melhorar ações municipais, Pires tem cobrado de concessionárias como a Sabesp serviços de qualidade.

Paulista de Dracena, mas que vive desde os 3 anos de idade em Embu, morador do Esplanada, Carlos Pires de Lima, 43, é servidor público estadual e está em terceiro mandato consecutivo -- com votação crescente, foi eleito em 2000 com 1.350 votos; em 2004, com 2.212; e em 2008, com 2.551. Foi vice-presidente da Câmara e preside hoje a Comissão Mista Permanente, a mais importante da Casa. É vice-presidente da Aversud (associação de vereadores das seis cidades da região).

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)