Vereadores querem reabertura de estradas interditadas com obras do Rodoanel e parque

Por | 13/04/2011

Os vereadores consideraram que as duas estradas compõem uma importante ligação da cidade, onde há uma grande quantidade de residências e estabelecimentos comerciais, e, além dos bairros citados, liga ainda a parte central de Embu a outros importantes bairros, como São Marcos, Vazame, da Luz, Santo Eduardo, Santa Emília, entre outros que utilizavam as referidas estradas para a considerável diminuição do trajeto, aliviando o fluxo do tráfego das avenidas Augusto de Almeida Batista, Aimará, Rotary, João Paulo II e estrada de Itapecerica a Campo Limpo.

Também foi argumentado que as obras do trecho sul do Rodoanel Mário Covas naquele local já foram finalizadas e que ambas as estradas são vias públicas municipais, e a interdição delas neste momento é desnecessária. Além disso, a Lei Orgânica Municipal, em seu artigo 156, inciso VI, garante que é dever do poder público assegurar a fluidez e o conforto do trânsito na sua malha viária urbana e rodoviária.

Fotos: Adilson Oliveira-CMETE
Estradas das Veredas e dos Moraes, alvo de requerimento, fechadas

Para os vereadores, a reabertura devolverá aos munícipes uma importante via de acesso da cidade, garantindo maior comodidade e fluidez ao trânsito. Luiz Calderoni disse que havia o compromisso do governo do Estado de que, com o término das obras do Rodoanel, haveria a reabertura daquela via ou a abertura de uma alternativa pela Vila Ísis Cristina, mas que isso não ocorreu até agora, passado mais de um ano de interdição da estrada dos Moraes.

O outro autor da proposta, vereador Proença também disse ser favorável à reabertura, argumentando que “antes havia 20 mil carros em Embu, e hoje temos mais de 60 mil veículos na cidade, e precisamos de mais vias de acesso”.

O presidente da Câmara, vereador Silvino Bomfim (PT), em apoio ao pedido dos colegas, afirmou que, “por problemas de planejamento, as cidades da Grande São Paulo vêm enfrentando esses problemas de tráfego, e temos de pensar na mobilidade urbana, exigindo novas vias de acesso”.

Também lembrou das dificuldades de trânsito verificadas hoje na estrada de Itapecerica a Campo Limpo, uma das principais vias de acesso da periferia de Embu, e que hoje é estreita e totalmente saturada, devido ao crescimento urbano. O presidente sugeriu negociações com o governo do Estado também para a melhoria de vias de acesso do município, alertando que “não podemos ficar como o município de São Paulo, que tem aquele trânsito caótico”.

Os vereadores Milton do Rancho (PMDB) e Júlio Campanha (PTB) também apoiaram o pedido dos colegas em seus discursos. Para Júlio, o fechamento da estrada dos Moraes não deveria ter ocorrido e “vem causando muitos transtornos ao comércio e ao trânsito local”, concluiu.

Após a aprovação, o requerimento foi encaminhado ao prefeito Chico Brito e às secretarias de Trânsito e Transportes, e de Desenvolvimento Urbano para providências.

(Márcio Amêndola - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)