Vereador homenageia PC do B pelo aniversário do partido que lutou 'em defesa da liberdade'

Por | 4/04/2011


Foto:


Em relato sobre a trajetória da legenda, que se reorganizou em 1962 e passou a ter a atual configuração partidária de PC do B, Silvino ressalta a "difícil luta" dos comunistas brasileiros, que permaneceram por mais de 60 anos da história do partido na ilegalidade, "por lutarem por justiça social, pelo povo, e contra todas as formas de ditaduras e tiranias", inclusive o regime de exceção levado a cabo por 21 anos pelos governos militares pós-golpe de 1964.

"Durante a ditadura militar, nos chamados 'anos de chumbo', o PC do B resistiu inclusive pelas armas e com o sacrifício das próprias vidas de muitos de seus integrantes, na luta contra aquele regime de opressão e supressão dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos brasileiros", diz o vereador. "Em seu programa, o PC do B defende hoje o socialismo pela via democrática, para a construção de um Brasil livre e soberano", salienta Silvino.

Fotos: Adilson Oliveira-CMETE
Silvino apresenta moção de aplauso pelos 89 anos do PC do B; Nereu (2º à esq.) e outros dirigentes do partido em Embu durante a sessão

De acordo com o vereador, "o PC do B tem forte atuação democrática e parlamentar", elegendo seus primeiros deputados em São Paulo em 1947, "tendo na época uma bancada de 11 parlamentares, entre os quais figuras ilustres como o intelectual Caio Prado Junior". Silvino cita entre expoentes da segunda fase João Amazonas (1912-2002) - então presidente de honra e o dirigente mais antigo do PC do B - e Maurício Grabois (1912-1973).

Subinha também "a brilhante participação" do PC do B no governo Lula através do ministro do Esporte, Orlando Silva. "Mostrou grande competência, ajudando no processo de conquista da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016 [...] para o Brasil e, particularmente, apoio irrestrito aos projetos de Embu em esporte e lazer, vindo pessoalmente por várias vezes à nossa cidade para anunciar a liberação de verbas públicas federais."

Com o partido na base de apoio ao governo Chico Brito (PT), Silvino frisou ainda "a atuação firme de nossos parceiros do PC do B em nível local", membros da Comissão Executiva Municipal de Embu, composta por Nereu Maestri (presidente), Alex Macedo de Souza, José de Souza Santos e João Marcolino, entre outros. Nereu, ex-vereador, e demais integrantes da direção estavam presentes à sessão e agradeceram pela moção de aplauso.

(Adilson Oliveira - Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento