Câmara de Embu recebe audiência sobre reorganização da Região Metropolitana

Por Assessoria de Comunicação | 3/05/2011

Com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, a audiência abrangerá os municípios de Cotia, Embu, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Vargem Grande Paulista, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, Itapevi, Barueri, Osasco, Carapicuíba e Jandira. Já houve cinco audiências regionais: na Assembleia Legislativa, no ABC, em Cotia, em Mogi das Cruzes e em Francisco Morato.

Vista panorâmica de Embu; secretário Aparecido e deputado Geraldo

O debate público é uma insistência dos deputados estaduais do PT para garantir a participação da sociedade, a definição clara dos aportes de recursos por parte do Estado para as ações metropolitanas e garantir que as prefeituras exerçam papel de protagonistas das políticas públicas de interesse regional. Engavetado desde 2005, o projeto que reorganiza a RMSP ganhou prioridade do governo para votação. O deputado Geraldo Cruz estará presente.

Segundo o líder da bancada petista, deputado Enio Tatto, o projeto precisa ser aprimorado, por exemplo, na questão orçamento e participação popular. Nesse sentido, o PT apresentou projeto substitutivo, que propõe a criação de Conselho Deliberativo e Fundo de Desenvolvimento da Região, além de entidade autárquica na própria lei (Agência de Desenvolvimento). Outro substitutivo é de autoria do deputado João Caramez (PSDB).

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)