Dra. Bete e Prof. Silvino vistoriam terminal Casa Branca; inauguração deve ocorrer em julho

Por Assessoria de Comunicação | 17/05/2011

Executada com recursos destinados ao município provenientes do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento), administrado pelo governo do Estado, a construção do terminal, na avenida João Paulo 2º, começou no fim de 2008, mas a obra foi logo paralisada por "problema de projeto", de acordo com o setor de engenharia da Secretaria de Obras de Embu. As primeiras escavações se depararam com tubulações no terreno.

Fotos: Adilson Oliveira-CMETE
Terminal Casa Branca, que custou R$ 1,3 milhão e receberá 3 linhas

Outro percalço foi que a colocação de duas grandes sapatas teve de ter interrompida, em um ponto que era curva de um córrego, no meio do terreno. A prefeitura teve de refazer e voltar a apresentar o projeto e reprogramar a execução junto ao órgão que gerencia o Fumefi. Com os imprevistos e o trâmite para reinício, a obra ficou parada praticamente por um ano, em 2009, e foi retomada só no ano passado.

A inauguração do terminal, que iria ocorrer no fim deste mês, agora está prevista para a primeira quinzena de julho. "Naquele trecho da avenida, em frente a praça de eventos, onde foi feito um mosaico, fica alagado quando chove, será necessário fazer obra de drenagem. Por isso, está estendendo um pouco mais", explicou a secretária de Comunicação de Embu, Cristina Santos. Somente a obra do terminal custará cerca de R$ 1,3 milhão.

Bete e Silvino vistoriam obra do terminal e avistam diante de mosaico

A data de inauguração ainda será submetida ao Palácio dos Bandeirantes para confirmação. "O Estado está pedindo para fazer a inauguração", disse Cristina. Engenheiro da prefeitura relatou que técnicos estiveram no local há duas semanas e avisaram que era para aguardar "que o governador quer vir inaugurar". "Como foram eles que financiaram...", comentou o servidor. Procurada, a secretaria particular de Geraldo Alckmin não ligou de volta.

As linhas 090 (Embu/Jardim Santa Tereza - Pinheiros), 459 RC (Embu/Jardim Santa Tereza – Itaim Bibi) – que hoje estacionam na rua Cerqueira César, no Jardim Santa Tereza –, e 272 TR (Embu/Casa Branca – Pinheiros) partirão do novo terminal, que benenificará cerca de 20 mil usuários da região  estuda-se futuramente a integração com o metrô Vila Sônia. A prefeitura anuncia que também será construído terminal de passagem no Santa Tereza.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)