Ciclovia pode ser construída no entorno de praça no Jardim Independência

Por Assessoria de Comunicação | 24/05/2011

Em justificativa, Ná considerou que estudos comprovam que exercícios físicos previnem o envelhecimento precoce e melhoram a qualidade de vida da população, principalmente na terceira - ou melhor - idade. Segundo a vereadora, a instalação da ciclovia no local, ao lado de córrego canalizado, é reivindicação da comunidade desde que o governo municipal inaugurou pista de caminhada e academia pública na praça do Jardim Independência.

Ao constatar que muitas crianças e adultos passeavam de bicicleta naquela praça após sua urbanização, a vereadora percebeu a necessidade de uma obra complementar da ciclovia, para aumentar a segurança dos usuários do local, prevenindo riscos de atropelamento. O presidente da Câmara Municipal, Silvino Bomfim (PT), manifestou apoio à indicação da vereadora Ná.

Fotos: Adilson Oliveira-CMETE
Criança brinca no local indicado para ciclovia; vereadora Ná na sessão

Silvino afirmou, inclusive, que a prefeitura deveria criar uma campanha de valorização do ciclista e da bicicleta como meio de transporte saudável e não poluente, e que ao menos uma vez por ano promover um passeio ciclístico envolvendo a população, na Semana do Meio Ambiente. Ele disse que no futuro Parque Linear, entre o parque do lago Francisco Rizzo e o parque da Várzea do rio Embu Mirim, o governo poderia incluir uma ciclovia também.

O vereador Didi (PT) elogiou a iniciativa da colega petista e lembrou que "não só os moradores do Jardim Independência estão usando essa praça, como pessoas de vários bairros da cidade, como o Jardim Santa Tereza, Jardim Vazame, Jardim Valo Verde, entre outros, e que o uso de espaços públicos para lazer e saúde é um direito de cidadania".

O vereador Edgardo Cabral (PSB) disse também apoiar a colega Ná, e informou que ele mesmo já pediu há dois anos uma ciclovia na avenida Elias Yazbek (centro) devido à presença constante de ciclistas no local e do grande fluxo de veículos na via, potencializando os riscos de acidentes. Ná ressaltou ainda que o município deve assegurar a diversão e o entretenimento seguro de nossas crianças e jovens.

(Márcio Amêndola – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)