Escola no Santo Eduardo terá nome de Jeanete Beauchamp, aprova Câmara

Por Assessoria de Comunicação | 25/05/2011

Autora do projeto de lei (30/2011), a vereadora Maria Cleuza Gomes, a Ná (PT), disse que a professora Jeane - como era chamada carinhosamente pelos amigos - transformou a realidade da escola em Embu ao integrar a educação infantil ao ensino de 1º ao 9º ano. "Na percepção dela, não podiam ser separados creche e ensino fundamental, até para garantir mais recursos. Para ajudar as crianças da nossa cidade, teve essa sabedoria", disse.

Presente à sessão, com outros educadores, a atual secretária de Educação de Embu, Rosimary de Matos, principal assessora e sucessora de Jeane na pasta, considerou ser uma homenagem merecida a "uma grande educadora do Brasil e que prestou serviço muito especial a nossa cidade". "Principalmente, por priorizar as ações para a educação infantil, desde a creche até a pré-escola. Ela tinha um cuidado com todos os detalhes nessa questão", afirmou.

Jeane foi secretária em Embu entre 2001 - início do governo Geraldo Cruz - e 2003, quando foi convidada para trabalhar no Ministério da Educação no governo Lula, onde primou pela garantia de pré-escola de qualidade, como diretora do Departamento de Educação Infantil do MEC. "Por ter atuado em Mauá e aqui, sabia da realidade, não eram devaneios, mas projetos possíveis", disse Rosimary. Natural de Assis (SP), Jeane morreu em 2009, de câncer.

Márcio Amêndola-CMETE

Ná apresenta projeto que batiza escola com nome de ex-secretária

Indicações
Entre as indicações aprovadas, o vereador José Carlos Proença (PSDB) solicitou fresagem e recapeamento asfáltico de todas as ruas dos bairros São Luís (78/2011), Perequê (79/2011) e São Marcos (80/2011). O vereador Júlio Campanha (PTB) pediu elaboração de projeto de construção de escadas e iluminação de viela no Jardim do Colégio que dá acesso às ruas Andrômeda - altura do nº 203 - e Ursa Maior - nº 398 (indicação 84/2011).

O vereador Edgardo Cabral (PSB) reivindicou a construção de uma unidade de educação infantil (creche) e de uma UBS (unidade básica de saúde) no bairro Jardim Santa Rita (indicações 85 e 86/2011). A construção também de uma UBS, no Jardim São Luís, especificamente na rua Quênia, foi solicitada pela vereadora Ná (indicação 90/2011).

Construção de um escadão com iluminação e sistema de captação de águas de chuva na rua Francisca Rodrigues Adriano, no Jardim Ísis Cristina, foi reivindicada pelos vereadores Milton (do Rancho) Arenzon (PMDB) e Júlio Campanha (indicação 87/2011). As mesmas melhorias foram indicadas para a rua Buril com rua Orion, no Jardim do Colégio, pelos vereadores Milton e Arthur (da Ressaca) Almeida (88/2011).

Moções
A Câmara aprovou também moção de pesar pela morte de Neusa dos Santos Bassith - mulher do primeiro prefeito de Embu, Annis Neme Bassith, por 48 anos - no domingo, dia 22, aos 71 anos, por complicações de saúde. Paulistana, Neusa, à frente do Serviço Social Municipal (atual Fundo Social de Solidariedade), como primeira-dama, levou "conforto e apoio aos moradores mais carentes de Embu", diz documento assinado pelos 13 vereadores. Neusa deixa dois filhos - criados em Embu - e uma neta.

O colegiado ainda expressou pesar pela morte do ex-senador e ex-deputado federal Abdias do Nascimento, nesta terça-feira, dia 24, aos 97 anos, devido a complicações de saúde. Ator, jornalista, poeta, escritor, professor no Brasil e Estados Unidos - onde se exilou apó o golpe militar em 1964 -, Abdias deixou imenso legado de luta em especial pelos direitos dos negros, e era contemporâneo e amigo de Solano Trindade, radicado em Embu, diz moção.

Por iniciativa do vereador Luiz Calderoni (PMDB), outra moção de pesar foi pelo assassinato do casal de trabalhadores rurais José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, nesta terça-feira, dia 24, em Nova Ipixuna (sudeste do Pará). Os camponeses foram mortos a tiros - de espingarda - na área do Projeto de Assentamento Agroextrativista Praialta-Piranheira, em uma emboscada, segundo a polícia, quando seguiam de moto para o local.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)