Embu debate Plano Municipal de Saneamento com audiência pública hoje

Por Assessoria de Comunicação | 8/06/2011

Além de tratar da renovação contratual, a plenária aberta à população debaterá dois projetos de lei: o referente ao Plano de Saneamento e o que trata do convênio entre a prefeitura e o governo do Estado para o compartilhamento no fornecimento dos serviços de saneamento.

A Sabesp propõe investir em Embu recursos da ordem de R$ 270 milhões até 2041, dos quais R$ 145 milhões seriam especificamente aplicados em esgotamento sanitário. Seguindo as diretrizes do governo municipal, o plano traçado pela companhia prevê ainda que até 2018 o município disponha de maior cobertura de rede de esgoto, ampliando a coleta para 90% e o tratamento para 100%, do total de 72.205 domicílios (IBGE, 2010).

Foto: Carolina Mas-PMETE
Prefeito e vereadores reúnem representantes da Sabesp no dia 1º

“Até 2018 poderemos resolver 80% do problema de saneamento da nossa cidade”, afirmou o prefeito Chico Brito (PT) em reunião com vereadores e representantes da Sabesp no dia 1º.

“A ideia desse plano de investimentos é não só resolvermos os problemas pontuais, que são muitos, mas pensarmos também no macroplano de saneamento da nossa cidade, que cidade queremos ter para os próximos trinta anos nessa área de saneamento básico”, salientou.

Esses problemas, tais como falta d'água, vazamentos, buracos no asfalto abertos por empresa terceirizada da Sabesp, foram documentados em relatório entregue pelo prefeito à presidente da empresa, Dilma Pena. No encontro realizado no início de maio, a executiva garantiu providências.

A prioridade da companhia são as obras do coletor-tronco Pirajuçara, que atende a região mais populosa do município, a leste, onde estão bairros como Jardim Santo Eduardo, Dom José, Santa Emília, Independência, da Luz, Ângela e Batista.

De acordo com o superintende Regional Sul da Sabesp, Roberval Tavares, essa é “a principal obra de saneamento de Embu das Artes”. A construção do coletor está em andamento, no trecho do córrego em Taboão da Serra.

Documentos relacionados à discussão sobre o Plano de Saneamento
• Edital de audiência pública
• Contrato de prestação de serviços
• Convênio