Empossada, nova diretoria do Conseg Embu Pirajuçara se reúne dia 4 de julho

Por | 21/06/2011


Foto:


O presidente, vice, secretários, diretores e conselheiros vão responder pela gestão 2011-2013 - o Conseg, grupo de pessoas de mesmo bairro ou cidade que se reúnem para discutir, planejar e acompanhar a solução de problemas comunitários de segurança, precisa da autorização da Secretaria de Segurança para funcionar, que depende da participação dos membros natos, o comandante e o delegado na região, a quem cabe dar posse.

Representantes das forças de segurança exaltaram o compromisso da nova diretoria com a comunidade. "É muito bom vir para uma cidade onde encontro pessoas que vão lutar conosco pela segurança", disse o delegado, recém-chegado a Embu. "Estamos juntos para trabalhar em prol de Embu", afirmou o capitão. O comandante da Guarda Civil, Dirceu Alves, disse ao presidente que as "portas estão abertas como sempre as encontrou".

Fotos: Adilson Oliveira-CMETE

Presidente Xavier faz juramento e ao lado da antecessora,  Deranilda

O presidente da Câmara, Silvino Bomfim (PT), manifestou amplo apoio à nova diretoria. O vereador Gilvan da Saúde (PPS) avaliou que a tarefa é árdua, mas que a equipe é capaz de realizar um trabalho profícuo. "O Conseg é importante por ser espaço de participação popular e por construir soluções novas e efetivas de segurança", disse o chefe de Gabinete da Prefeitura, Helton Rodrigues, que representou o prefeito Chico Brito (PT).

O Conseg Embu Pirajuçara tem como área de atuação a região leste do município (à direita da rodovia Régis Bittencourt), no total de 30 bairros, como Parque Pirajuçara, Jardim São Marcos, Dom José, Santa Tereza, Jardim Batista, e população de cerca de 160 mil pessoas. A entidade de apoio às polícias na periferia da cidade foi fundada em 2003 em reação à onda de roubos em uma escola no Jardim Santo Eduardo, outro bairro atendido.

"A escola [Antônia Augusta] Delphina [de Moraes] tinha três assaltos por semana. Começamos a nos reunir, e em dois meses acabou o assalto, nem vidro quebrado tinha mais", relatou o fundador e primeiro presidente Adilson Martins. Ele declarou que o "Conseg nasce do descaso do Estado com nossos bairros" e que os membros, que são voluntários - não remunerados -, "deixam de lado o lazer para cumprir um compromisso de cidadão".

Membros da nova diretoria; Silvino e demais autoridades na posse

O novo presidente disse que enquanto apenas morador reclamava da falta de policiamento, mas ao participar das reuniões do Conseg notou que a polícia dispõe de "efetivo pequeno e armamento não compatível em relação ao poder de fogo dos criminosos", e que buscará uma maior cooperação entre comunidade e a polícia. "Segurança pública também é iluminação na rua, terreno baldio limpo para que ninguém se enconda ali", discursou Xavier.

Emocionado e após fazer o juramento em promover a discussão da segurança com a comunidade, o quarto presidente da história do Conseg disse ter a expectativa de fazer uma boa gestão, por ter um "time de valor" - cada membro recebeu certificado de posse "pela bravura participativa, dedicação e alto espírito comunitário". Participaram ainda do ato o presidente do Conseg Embu Centro, Antônio Francisco Marques, e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Embu, Carlos Alberto de Camargo. 

A primeira das reuniões de trabalho da nova diretoria, que são abertas à comunidade, será daqui a duas semanas, no dia 4 de julho (segunda-feira), às 19h, na Igreja Renascer em Cristo no Santo Eduardo (rua Avaré, 95) - o Conseg Embu Pirajuçara, sem sede própria, é itinerante, com encontros realizados em entidades, escolas, associações de bairro, além de templos.


NOVA DIRETORIA DO CONSEG EMBU PIRAJUÇARA
• Presidente
   VALDIR FERREIRA XAVIER
• Vice-presidente
   GERALDO MARIANO DE LIMA
• Primeiro-secretário
   MARIA DE LOURDES MONTEIRO DIAS
• Segundo-secretário
   DERANILDA PEREIRA COELHO
• Diretor Social
   NELSON CONRADO DA SILVA
   ROSIVALDO PEREIRA LINS
• Diretor de Assuntos Comunitários
   VALDEVINO DO NASCIMENTO ALVES
• Diretor Jurídico
   VANESSA SANTOS
   FERNANDO TEODORO DA SILVA
• Conselho de Ética e Disciplina
   LAETE RODRIGUES DE SOUZA ANDRADE
   VITAL PEREIRA DOS SANTOS
   JOSÉ BESERRA DA SILVA FILHO
   ROSANGELA MARIA NOGUEIRA (suplente)

(Adilson Oliveira - Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)












Comentários

Nenhum comentário até o momento