Empossada, nova diretoria do Conseg Embu Pirajuçara se reúne dia 4 de julho

Por | 21/06/2011

O presidente, vice, secretários, diretores e conselheiros vão responder pela gestão 2011-2013 - o Conseg, grupo de pessoas de mesmo bairro ou cidade que se reúnem para discutir, planejar e acompanhar a solução de problemas comunitários de segurança, precisa da autorização da Secretaria de Segurança para funcionar, que depende da participação dos membros natos, o comandante e o delegado na região, a quem cabe dar posse.

Representantes das forças de segurança exaltaram o compromisso da nova diretoria com a comunidade. "É muito bom vir para uma cidade onde encontro pessoas que vão lutar conosco pela segurança", disse o delegado, recém-chegado a Embu. "Estamos juntos para trabalhar em prol de Embu", afirmou o capitão. O comandante da Guarda Civil, Dirceu Alves, disse ao presidente que as "portas estão abertas como sempre as encontrou".

Fotos: Adilson Oliveira-CMETE

Presidente Xavier faz juramento e ao lado da antecessora,  Deranilda

O presidente da Câmara, Silvino Bomfim (PT), manifestou amplo apoio à nova diretoria. O vereador Gilvan da Saúde (PPS) avaliou que a tarefa é árdua, mas que a equipe é capaz de realizar um trabalho profícuo. "O Conseg é importante por ser espaço de participação popular e por construir soluções novas e efetivas de segurança", disse o chefe de Gabinete da Prefeitura, Helton Rodrigues, que representou o prefeito Chico Brito (PT).

O Conseg Embu Pirajuçara tem como área de atuação a região leste do município (à direita da rodovia Régis Bittencourt), no total de 30 bairros, como Parque Pirajuçara, Jardim São Marcos, Dom José, Santa Tereza, Jardim Batista, e população de cerca de 160 mil pessoas. A entidade de apoio às polícias na periferia da cidade foi fundada em 2003 em reação à onda de roubos em uma escola no Jardim Santo Eduardo, outro bairro atendido.

"A escola [Antônia Augusta] Delphina [de Moraes] tinha três assaltos por semana. Começamos a nos reunir, e em dois meses acabou o assalto, nem vidro quebrado tinha mais", relatou o fundador e primeiro presidente Adilson Martins. Ele declarou que o "Conseg nasce do descaso do Estado com nossos bairros" e que os membros, que são voluntários - não remunerados -, "deixam de lado o lazer para cumprir um compromisso de cidadão".

Membros da nova diretoria; Silvino e demais autoridades na posse

O novo presidente disse que enquanto apenas morador reclamava da falta de policiamento, mas ao participar das reuniões do Conseg notou que a polícia dispõe de "efetivo pequeno e armamento não compatível em relação ao poder de fogo dos criminosos", e que buscará uma maior cooperação entre comunidade e a polícia. "Segurança pública também é iluminação na rua, terreno baldio limpo para que ninguém se enconda ali", discursou Xavier.

Emocionado e após fazer o juramento em promover a discussão da segurança com a comunidade, o quarto presidente da história do Conseg disse ter a expectativa de fazer uma boa gestão, por ter um "time de valor" - cada membro recebeu certificado de posse "pela bravura participativa, dedicação e alto espírito comunitário". Participaram ainda do ato o presidente do Conseg Embu Centro, Antônio Francisco Marques, e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Embu, Carlos Alberto de Camargo.

A primeira das reuniões de trabalho da nova diretoria, que são abertas à comunidade, será daqui a duas semanas, no dia 4 de julho (segunda-feira), às 19h, na Igreja Renascer em Cristo no Santo Eduardo (rua Avaré, 95) - o Conseg Embu Pirajuçara, sem sede própria, é itinerante, com encontros realizados em entidades, escolas, associações de bairro, além de templos.

NOVA DIRETORIA DO CONSEG EMBU PIRAJUÇARA
   LAETE RODRIGUES DE SOUZA ANDRADE
   VITAL PEREIRA DOS SANTOS
   JOSÉ BESERRA DA SILVA FILHO