Terminal de ônibus Casa Branca é inaugurado e atenderá 20 mil moradores

Por Assessoria de Comunicação | 8/07/2011

As linhas 090 (Embu/Jardim Santa Tereza - Pinheiros), 459 RC (Embu/Jardim Santa Tereza – Itaim Bibi) – que hoje estacionam na rua Cerqueira César, no Jardim Santa Tereza –, e 272 TR (Embu/Casa Branca – Pinheiros) partirão do novo terminal, que benenificará cerca de 20 mil usuários da região  estuda-se futuramente a integração com o metrô Vila Sônia. A prefeitura anuncia também que será construído terminal de passagem no Santa Tereza.

Recursos destinados ao município provenientes do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento), gerenciado pelo governo do Estado, financiaram o projeto. Só a construção do terminal custou R$ 1,3 milhão. A obra começou no fim de 2008, mas logo foi paralisada por "problema de projeto", de acordo com a Secretaria de Obras de Embu. As primeiras escavações se depararam com tubulações no terreno.

Fotos: Adilson Oliveira/CMETE - 10.mai.11
Terminal Casa Branca, que custou R$ 1,3 milhão e receberá 3 linhas

Outro percalço foi que a colocação de duas grandes sapatas teve de ter interrompida, em um ponto que era curva de um córrego, no meio do terreno. A prefeitura teve de refazer e voltar a apresentar o projeto para conseguir reprogramar a execução junto ao órgão que gerencia o Fumefi. Com os imprevistos e o trâmite para reinício, a obra ficou parada praticamente por um ano, em 2009, e foi retomada só no ano passado.

A inauguração seria no fim de maio, mas foi adiada para esta primeira quinzena de julho, conforme informou a Assessoria de Comunicação da Câmara à época. "Naquele trecho da avenida, em frente a praça de eventos, onde foi feito um mosaico, fica alagado quando chove, será necessário fazer obra de drenagem. Por isso, está estendendo um pouco mais", explicou na ocasião a secretária de Comunicação de Embu, Cristina Santos.

Há exatos dois meses, os vereadores Elisabete Carvalho (PDT) e Silvino Bomfim (PT), presidente da Câmara de Embu, vistoriaram as obras do terminal Casa Branca - na avenida João Paulo 2º, 1.538. Dra. Bete e Prof. Silvino tiveram a preocupação de verificar em especial se as plataformas construídas dispunham de elevação adequada para embarque e desembarque, inclusive acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)