Com presença de ministro, Centro de Especialidades é inaugurado no Vazame

Por Assessoria de Comunicação | 27/07/2011

O Centro de Especialidades, conduzido pela gerente Andrea Fonseca, possui 18 salas para consultas, com funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 19h. A unidade receberá paciente de todo o município com consulta marcada, solicitada no posto de saúde na região onde mora o usuário, que deverá ir ao centro só no dia de atendimento agendado. A construção do equipamento custou de R$ 1 milhão e 900 mil (recurso federal e municipal).

No prédio do Centro de Especialidades está instalada a Unidade Básica de Saúde Valo Verde, com funcionamento das 7h às 17h, com clínico, pediatria e ginecologia. De acordo com a prefeitura, a UBS conta ainda com duas equipes de Saúde da Família (um médico generalista, uma enfermeira, duas auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários) – que atenderão os moradores após o cadastramento pelos agentes em visitas às casas.

“Inaugurar este centro é um desafio muito grande, em continuidade ao que o [ex-prefeito] Geraldo Cruz fez na saúde. A nossa gestão já reformou e ampliou vários postos e com esta unidade vamos desafogar o do Jardim São Marcos”, disse o prefeito Chico Brito (PT), que anunciou que em março de 2012 será entregue a UPA (pronto-socorro) Dom José, com a presença da presidente Dilma Rousseff, que inaugurará também a universidade federal em Embu.

Padilha elogiou o município por “reestruturar uma rede de saúde inteira” para melhor atender a população. “Não foi um, mas uma série de serviços que vi em Embu, e fiquei aqui só uma manhã”, disse. Ele anunciou que o governo federal vai liberar mais R$ 2 milhões e 100 mil para construção de outras três UBSs, para os bairros Santo Eduardo, Santa Emília e Jardim da Luz, e que as próximas academias públicas na cidade terão recurso do ministério.

Fotos: Adilson Oliveira-CMETE

Prefeito, ministro, deputados e vereadores no ato de inauguração; público perante centro médico no Jd. Vazame com 13 especialidades

O ministro falou que, a exemplo da “admirável” articulação local para trazer o sistema de ambulâncias do Samu para Embu e os demais quatro municípios que ainda não possuíam o serviço – que será inaugurado neste sábado, dia 30 –, o Centro de Especialidades, “com maior oferta de consultas e exames, pode se tornar de toda a região”. “Vocês já têm essa experiência no consórcio, algo que aprendi aqui e me impressionou muito”, enalteceu.

Padilha, que ainda como ministro das Relações Institucionais liberou R$ 8 milhões para construção do parque na várzea do rio Embu-mirim, foi homenageado pelos vereadores de Embu, de quem recebeu um quadro. Presidente da Câmara, Silvino Bomfim (PT) destacou que o governo municipal investe 27% do orçamento em saúde, quase o dobro do exigido por lei, e que o Centro de Especialidades evidencia que o setor é prioridade na atual gestão.

O Centro de Especialidades foi denominado de Ivone Trindade, que foi líder da Pastoral da Criança no bairro, por indicação de Silvino, que fez coro à afirmação de que a “família Trindade faz parte da história de Embu”. Chico Brito disse que, “desde o governo Geraldo Cruz [2001], colocamos o nome de pessoas que representam a luta pela melhoria da qualidade de vida da população”. Uma irmã dela, Maria Martins, estava presente.

Uma bênção do padre Manfredo dos Santos, pároco local, marcou a inauguração, que reuniu também os vereadores José Carlos Proença (PSDB), Edgardo Cabral (PSB), Luiz do Depósito (PMDB), Aparecido Dias, o Didi (PT), João Leite (PT), Carlos Pires (PDT), Elisabete Carvalho, a Dra. Bete (PDT), Gilvan da Saúde (PPS), Júlio Campanha (PTB) e Arthur Almeida (PSDB) – Maria Cleuza Gomes, a Ná, em recuperação de cirurgia, foi representada.

Participaram ainda os deputados federais João Paulo, Devanir Ribeiro e José Mentor, o deputado estadual e ex-prefeito Geraldo Cruz, do PT, a prefeita Cida Maschio (PDT), de Juquitiba, o prefeito Zé da Tereza (PRB) e o vereador Roberto Izidoro (PSDB), de São Lourenço da Serra, além da secretária de Saúde, Sandra Magali, da secretária-adjunta e militante de movimento popular Maria das Graças e lideranças do bairro, entre cerca de 500 presentes.

(Adilson Oliveira – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)

Confira outros momentos da inauguração