João Leite e Silvino apoiam associação de inclusão social pelo esporte no Dom José

Por Assessoria de Comunicação | 1/09/2011

Sediada no Jardim Dom José, a entidade é ainda composta por Japonês (vice-presidente), Valmir Ribeiro dos Santos, o "Nego" (tesoureiro), André (diretor de esportes), Elisângela (diretora de patrimônio), Osmar ‘Malaca’ (árbitro credenciado), além dos conselheiros Valter, Andréa Brígida, Eveline das Graças, Eloise das Graças, Wesley José e Paulo César, à frente do projeto que recebe o apoio de pais dos pequenos craques e da comunidade em geral.

Fotos: Adilson Oliveira-CMETE
Atividades esportivas de Amigos da Bola afastam garotos das drogas; meninas e meninas jogam juntos no projeto da associação

Nos jogos envolvendo crianças e adolescentes de 9 a 16 anos, os garotos são separados por faixa etária e participam também de atividades físicas, além de orientação moral e cívica. Após os encontros, a entidade fornece lanche para todos os que participaram da programação -- tanto os lanches como os uniformes são frutos de doações de comerciantes e empresários, e o trabalho dos membros da entidade é voluntário, sem fins lucrativos.

“Até preferimos doações em alimentos e material esportivo, para que haja mais transparência nas nossas intenções. O objetivo é tirar crianças e jovens do rumo das drogas ou do ócio, além de complementar a educação dada pelos pais e pela escola”, afirma Darci. O trabalho da entidade abrange vários bairros, entre eles Dom José e Santo Eduardo, Novo Campo Limpo, Taima, Ângela, Kennedy, Santa Emília, Jardim da Luz, São Marcos.

Fotos: Adilson Oliveira-CMETE

Lanche distribuído às crianças após cada jogo da entidade; pais acompanham jogos dos filhos, aos sábados, no campo do Dom José

Como uma espécie de complemento ao projeto ""Esporte Cidadão", da Prefeitura de Embu, o trabalho não pretende concorrer com os programas municipais ou de outras entidades, mas apenas contribuir para a formação dos jovens da periferia, com poucas opções de lazer educativo. “O prefeito Chico Brito esteve conosco em reunião recente em seu gabinete, gostou do projeto e nos apadrinhou, dando todo o incentivo e apoio", comemora Darci.

Para os vereadores de Embu, o trabalho da entidade é louvável, apesar de algumas resistências. "Esta iniciativa é excelente, despojada, fruto de pessoas com bom coração, que dão parte de seu tempo como voluntárias para ajudar estas crianças através do esporte", elogiou o presidente da Câmara Municipal, Silvino Bomfim (PT), que, além de vereador, é professor de educação física.

Fotos: Márcio Amêndola-CMETE

Amigos da Bola confraternizam com escolinha do Corinthians e os vereadores João Leite e Prof. Silvino (à dir.), no sábado dia 27 de agosto; alunos da escolinha da associação com diretores e vereadores no campo do Dom José; a diretoria com os parlamentares

O vereador João Leite (PT) também aprova o trabalho do Amigos da Bola. Para ele, "é bonito ver que uma entidade ajuda a afastar nossos jovens e crianças do mundo das drogas", elogiou, durante o torneio realizado, no Estádio Municipal do Jardim Dom José, que desta vez teve como convidada especial a Associação Chute Inicial Corinthians, que enfrentou os meninos de Embu nas categorias sub-13 e sub-15.

(Márcio Amêndola – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)