Com ajuda da Câmara, prefeitura recupera vias públicas em vários pontos de Embu

Por | 4/10/2011

Os acordos conseguidos pela prefeitura foram possíveis após a mediação da Câmara Municipal, que vinha recebendo queixas dos cidadãos quanto ao problema dos buracos e falta de manutenção em muitas vias públicas da cidade, informa o presidente do Legislativo, Professor Silvino Bomfim (PT). Só neste ano, o recapeamento de asfalto danificado foi objeto de dezenas de indicações de vários vereadores, atentos às reclamações dos munícipes.

As obras do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, por exemplo, causaram grande impacto nas ruas e avenidas do entorno do Parque Industrial, onde se localiza o Legislativo, e avenida Rotary, um dos principais corredores da cidade. A recuperação do asfalto nessas vias já está bem adiantada. Uma parte da rua Marcelino Pinto Teixeira foi totalmente recapeada, e a avenida Jorge Alfredo Camasmine está em fase de conclusão.

Fotos: Márcio Amêndola-CMETEA
Recapeamento da avenida Augusto de Almeida Batista, no Jardim Vazame; prefeito Chico Brito e vereador Silvino em vistoria, no dia 17

"A população vinha reclamando muito dos buracos deixados na cidade pelo Rodoanel e pela Sabesp, e conseguimos mediar bons acordos, com a participação da Câmara de Vereadores e do prefeito Chico Brito", ressalta Silvino. Com as outras fontes de financiamento, uma nova etapa de recapeamento está sendo iniciada nas principais vias da periferia de Embu, entre o Jardim Santo Eduardo e o Parque Pirajuçara.

Já foi concluída a recuperação da avenida Augusto de Almeida Batista entre os jardins São Marcos e Vazame (do Clube da Esquina à estrada São José). "É uma grande vitória para Embu, graças à mobilização de todos os 13 vereadores que mostraram grande unidade nessa questão", comemora Silvino. Também já foi recapeada a rua Botucatu, entre o São Marcos e Dom José - importante via, alternativa à estrada de Itapecerica a Campo Limpo.

De acordo com o engenheiro da empresa responsável pelo recapeamento, Amaury Paro Jr., após a obra no Jardim Vazame e na rua de acesso ao Dom José, será iniciada, em breve, a recuperação da avenida Aimará, entre o Parque Pirajuçara e São Marcos. A prefeitura já realizou também em grande parte a recuperação da estrada de Itapecerica a Campo Limpo - entre o Jardim Independência e o Jardim Santo Eduardo.

Também foram recuperadas a rua Constantinopla, entre os Independência e Jardim Marina, estradas do Gramado e Esco, na região do Jardim Magali, avenidas Jorge de Sousa e Elias Yazbek (região central), entre outras. Além dos acordos conseguidos pelo governo municipal e um convênio com a Petrobras, a prefeitura está buscando outras fontes de financiamento para a total reforma das principais vias públicas e corredores da cidade.

(Márcio Amêndola - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)