Vereadores prestigiam posse de conselho por solução de transporte, lixo, saneamento

Por Assessoria de Comunicação | 4/10/2011

De Embu das Artes, o prefeito Chico Brito (PT) foi empossado como membro efetivo do conselho estadual, e Geraldo Juncal Júnior, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, é o conselheiro suplente. Prestigiaram a posse, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em auditório do parque do Ibirapuera (zona sul de SP), os vereadores embuenses professor Silvino Bomfim (PT), presidente da Câmara, e José Carlos Proença (PSDB).

Segundo Brito, também presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande SP (Conisud) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, os problemas da região metropolitana têm de ser resolvidos em conjunto. O conselho definirá ações, elaborar diagnósticos, além de criar soluções para problemas que as 39 cidades (5 subregiões, 127 distritos) têm em comum, como saneamento básico, lixo, combate à pobreza, entre outros.

Fotos: Márcio Amêndola-CMETEA
Alckmin (centro), Chico (esq.) e outros prefeitos na posse; Silvino e Proença prestigiam Conselho de Desenvolvimento da Grande S. Paulo

A RMSP é composta pelos municípios de Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapevi, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Para o presidente Silvino, "criar espaços de debates e decisões sobre a região Metropolitana e seus municípios é um avanço do Estado, que nos últimos anos tinha se afastado muito de nós" [cidades]. Para o vereador, "há vários temas em que temos de conquistar um maior diálogo com o Estado, entre os quais o da saúde, da segurança pública e do transporte metropolitano", destacou.

Proença, vice-presidente da Câmara, fez questão de participar do evento da criação do Conselho de Desenvolvimento da região metropolitana "porque, desde que voltou à administração do Estado, o governador Geraldo Alckmin está demonstrando com palavras e ações que deseja uma reaproximação com os municípios", disse. Isso é "altamente positivo", ressaltou.

(Márcio Amêndola – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu das Artes)