Câmara Municipal discute combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em seminário nesta quinta-feira

Por | 19/10/2011

Magistrado engajado no amparo a crianças e adolescentes em risco ou vulnerabilidade, à frente hoje de projeto que visa a recuperação de menores dependendentes de drogas, o desembargador Antonio Carlos Malheiros, responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, falará sobre "Segurança pública e direitos humanos".

"Vulnerabilidade da criança e do adolescente" será abordada pelo padre Júlio Lancellotti, membro da Pastoral do Menor, referência na luta por políticas públicas de defesa e promoção dos direitos fundamentais da criança e do adolescente empobrecidos e em situação de de risco, e fundador e presidente de entidade que atende crianças portadoras do vírus da Aids.

Foto: André Luiz D. Takahashi/Divulgação
Malheiros, do TJ, um dos convidados de evento na Câmara de Embu

A psicóloga Rose Gattinger, de núcleo de enfrentamento à violência, discutirá "Mudanças na lei e conceito de violência". O órgão de garantia de direitos da criança e do adolescente estará representado pela presidente do 1º Conselho Tutelar de Embu, Lucilene Nunes, que falará sobre "Dificuldades e desafios da atuação em rede", tema caro para os organizadores do evento.

Fazer com que a rede de serviços de proteção funcione plenamente, com integração dos mais diversos setores, é o objetivo central do seminário. Pelo Facebook, a munícipe Ana Lúcia Lima sugeriu a formação de equipe treinada para visitar as casas de crianças com baixo rendimento em classe. "Acho a participação da escola fundamental para detectar este tipo de problema."

O seminário é fruto de reuniões entre vereadores, educadores e conselheiros tutelares desde setembro para discussão de atuação conjunta de amplos setores de Embu contra os abusos proposta na tribuna da Câmara pela professora Lucia Maria de Queiroz, que será a mediadora. Jovens atendidos pelo Centro de Referência da Juventude da prefeitura farão uma apresentação cultural no evento, que será transmitido em www.cmembu.sp.gov.br.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)