Sessão solene marca oficialização do nome Embu das Artes e homenageia cidadãos

Por | 7/11/2011

A trajetória para mudança começou com um abaixo-assinado, feito em 2009, e chegou ao plebiscito, em 1º de maio deste ano, quando 66,46% dos 117.409 eleitores que foram às urnas optaram pela alteração de Embu para Embu das Artes. Após aprovação pela Assembleia Legislativa, em 10 de agosto, o processo foi oficializado por meio da lei 14.537, sancionada em 6 de setembro pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e publicada um dia depois.

Foto: Guego-PMETEA - 21.fev.2011
Prefeito e presidente do TRE mostram termo de convênio, ao lado de Silvino e João Leite (esq.) e outros membros do Comitê Pró-Plebiscito

A cerimônia terá homenagem aos que contribuíram para a oficialização de Embu das Artes. A Câmara, por meio de decreto (10/2011) da presidência, concederá o título de "Cidadão Embuense" ao desembargador Walter de Almeida Guilherme, presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, que "demonstrou grande espírito público ao marcar o plebiscito" em que 74.450 eleitores da cidade votaram "Sim" à alteração do nome.

De acordo com a mesa-diretora, o presidente do TRE, "além de suas obrigações funcionais, sempre atendeu com grande presteza à comunidade embuense, que desejava ver inscrito em sua ‘certidão de nascimento’ o nome correto, de Embu das Artes, fazendo justiça àqueles que fizeram a cidade ser conhecida mundialmente como berço da arte e do artesanato". "Essa vitória tem em grande medida a contribuição do ilustre desembargador", afirma.

RAIO-X DO PLEBISCITO
O apoio à alteração do nome foi maior na área mais periférica da cidade. Na 341ª Zona Eleitoral (centro e região oeste), o "Sim" a Embu das Artes teve 36.814 votos (63,67% dos válidos), e o "Não", 21.008 (36,33%). Já na 391ª ZE (Jardim Santa Tereza e demais bairros na região leste), optaram pela mudança 37.636 (69,43%), contra 16.570 (30,57%) no "Não". Não foram às urnas 53.896 eleitores (abstenção de 31,46% dos 171.305 aptos a votar).

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu das Artes)

> CONFIRA QUEM SERÃO OS HOMENAGEADOS NA SESSÃO SOLENE