Atleta de natação para pessoa com deficiência, jovem Janaína Ingrid é cidadã embuense

Por | 9/11/2011

Janaína, 16 anos, começou a nadar aos quatro como parte do tratamento para reverter sequelas da paralisia cerebral. Desde as primeiras braçadas destaque nas aulas, passou a participar de campeonatos. O esforço a levou a conquistar duas medalhas (prata e bronze), em sua primeira competição - Etapa Centro-Sul do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação –, com mais de mil atletas de dez Estados.

Fotos: PMETEA / Adilson Oliveira-CMETEA
Atleta Janaína Ingrid da Silva, homenageada pela Câmara; vereador Proença (dir.) na sessão em que propôs a honraria à jovem nadadora

Em julho de 2010, nos Jogos Regionais no Guarujá (litoral), como a única representante de Embu na natação, conquistou uma medalha de ouro. Em dezembro, ficou em 3º lugar no Circuito Brasil Paraolimpíco de Natação, em Porto Alegre (RS), ao participar da prova dos 50 metros costas, entre atletas com limitações físico-motoras. Ela chegou ao fim do ano com sete medalhas (três de ouro, uma de prata e três de bronze), em diversas competições.

Neste ano, nos Jogos em Santo André (ABC), Janaína trouxe, na natação PCD (pessoa com deficiência), três medalhas de ouro - duas a mais que em 2010 -, e ajudou a cidade a ter atuação histórica no torneio. A delegação embuense ficou na terceira colocação no quadro geral (150 pontos) com a conquista de 34 medalhas (14 de ouro, seis de prata e 14 de bronze), 11 a mais que no ano passado, e foi a melhor da região e também do que a de Cotia e Barueri.

Ela não se contentou apenas em se dedicar a um esporte e hoje treina esgrima adaptada no projeto "Esporte Cidadão", da prefeitura - com grandes chances de ganhar, no futuro, medalhas na modalidade. "Pelo tamanho esforço e sua história de vida, Janaína é um exemplo de superação, levando o nome de Embu em inúmeras competições", afirmou Proença ao propor o título - que será entregue em data a ser marcada - à nova cidadã embuense.

(Adilson Oliveira - Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Embu das Artes - com informações da PMETEA)