Vereadores entregam título de 'Cidadão Embuense' ao presidente do TRE-SP

Por | 23/11/2011

Segundo a mesa-diretora, o magistrado à frente da Justiça Eleitoral no Estado demonstrou grande espírito público ao marcar o plebiscito, realizado em 1º de maio deste ano, em que 66,46% dos 117.409 eleitores - ou 74.450 munícipes - foram às urnas e optaram pela alteração de Embu para Embu das Artes. Após aprovação pela Assembleia Legislativa, em 10 de agosto, o processo foi oficializado por meio da lei 14.537, sancionada em 6 de setembro.

Foto: Guego/PMETEA - 21.fev.11
Almeida Guilherme (centro) recebe o prefeito Chico Brito (à dir.), o vereador João Leite (2º à esq.), o vice-presidente da Acise (associação empresarial), Kiei Takayasu, de comitiva da então Embu

O presidente do TRE, "além de suas obrigações funcionais, sempre atendeu com grande presteza à comunidade embuense, que desejava ver inscrito em sua 'certidão de nascimento' o nome correto, de Embu das Artes, fazendo justiça àqueles que fizeram a cidade ser conhecida mundialmente como berço da arte e do artesanato", ressalta o presidente Silvino Bomfim (PT). "Essa vitória tem em grande medida a contribuição do ilustre desembargador."

Maior honraria do município, o título seria entregue na sessão histórica que marcou a oficialização de Embu das Artes, mas o desembargador não pôde comparecer. O ato, que reuniu cerca de 300 pessoas, rendeu homenagem a artistas, lideranças e autoridades que contribuíram na formação da identidade e vocação do município e participaram de mobilização suprapartidária e representativa de vários segmentos da cidade pela alteração do nome.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)