Presidente do TRE-SP manifesta emoção e orgulho por receber o título de cidadão de Embu das Artes

Por | 24/11/2011

Na consulta popular realizada, em 1º de maio deste ano, com a autorização do presidente do TRE-SP, 74.450 munícipes, ou 66,46% dos 117.409 eleitores - 68,56% de comparecimento - foram às urnas e optaram pela alteração de Embu para Embu das Artes. Após aprovação pela Assembleia Legislativa, em 10 de agosto, o processo foi oficializado por meio da lei estadual 14.537, sancionada, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em 6 de setembro.

"Vivemos em uma cidade pequena, mas rica em sua história cultural. Temos de agradecer não somente pelo trabalho da Justiça Eleitoral em nosso plebiscito de Embu das Artes, mas também pela presteza, carinho com que o dr. Walter vestiu a camisa, comprou a ideia do plebiscito, que foi um sucesso. Por tudo isso, queremos entregar hoje aqui o título de 'Cidadão Embuense' a Vossa Excelência", disse o presidente da Câmara, Silvino Bomfim (PT).

Fotos: Adilson Oliveira-CMETEA
Presidente do TRE-SP, Walter Guilherme recebe título de 'Cidadão Embuense' ao lado de vereadores da mesa-diretora da Casa e reunido com demais parlamentares e o prefeito Chico Brito na sessão

"Tivemos um tempo curtíssimo para realizar a eleição. Muitos batalharam para mudar o nome de Embu para Embu das Artes. O prefeito Chico Brito foi um dos principais personagens dessa luta, mas foram os artistas da cidade ao longo de nossa história os responsáveis pela fama e pelo nome de Embu das Artes", frisou Silvino. Brito disse ter imensa satisfação em entregar com os vereadores o título de "Cidadão Embuense-das-Artes" ao desembargador.

Walter Guilherme disse que já via a cidade, que já conhecia de visitas a restaurantes e lojas de arte, como Embu das Artes. "Então, abracei a causa da regulamentação e realização do plebiscito. Não há nada mais importante para mim do que estar aqui hoje. Segunda-feira será meu último dia como presidente do TRE. Guardarei esse título de cidadão de Embu das Artes com muito orgulho e emoção, é o primeiro que recebo em minha vida pública."

Ele recebeu de presente uma pintura de Iwao Nakajima (1934-2011), japonês que se tornou artista da cidade. "Continuarei a vir aqui para comprar objetos de arte, já tenho alguns, e agora este quadro do Nakajima. Embu já era 'das Artes' há muitos anos. Temos a feira da praça da República, da avenida Paulista, mas a de Embu é maior em quantidade e qualidade, e continuarei a visitá-la, com muito prazer. Agradeço a todos por esta homenagem", disse.

(Adilson Oliveira e Márcio Amêndola - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)