Vereadores acompanham vistoria a piscinão no Jd. Independência

Por Assessoria de Comunicação | 20/12/2011

Nos próximos 12 meses, o Estado deverá investir R$ 29 milhões em limpeza, desassoreamento e manutenção de 25 piscinões na Grande São Paulo, entre eles o situado em Embu e dois em Taboão da Serra - Portuguesinha (córrego Poá) e Parque Pinheiros (córrego Joaquim Cachoeira) -, além dos do ABC e Osasco. Ordem de serviço foi expedida após a assinatura do contrato, em 13 de dezembro, pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Fotos: Adilson Oliveira-CMETEA
Ao lado dos vereadores João Leite e Proença (à esq.), Chico Brito, Alckmin e o vice-prefeito Natinha fazem vistoria; governador opera máquina para marcar início de serviço com recurso de R$ 29 milhões

Com o contrato para limpeza dos 25 piscinões, o DAEE assume o trabalho que era deixado para as prefeituras das cidades onde estão localizados os reservatórios, que têm dificuldades para executar o serviço. De acordo com o governo do Estado, o objetivo é manter a capacidade de acumulação de água e contribuir para minimizar o risco de inundações e garantir as condições operacionais do sistema, que beneficia toda a região metropolitana.

No total, deverão ser removidos 245 mil m³ de sedimentos e lixo que se acumularam no fundo dos piscinões, e o material será destinado a áreas de deposição final autorizadas pelos órgãos ambientais, ainda de acordo com o governo. A Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos anuncia que os equipamentos para os serviços e a infraestrutura necessária aos trabalhadores que atuarão nos canteiros de obra já estão sendo providenciados.

Já passava das 21h quando, à luz de refletores em meio à escuridão, Alckmin se encaminhou para a beira do piscinão e, instruído por um operário, operou uma retroescavadeira que já estava com a concha cheia de detritos, que foram despejados pelo governador no reservatório, como marco simbólico do início do serviço de limpeza. Participaram da vistoria os vereadores José Carlos Proença (PSDB), João Leite e Maria Cleuza Gomes, a Ná, ambos do PT.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)