Vereadores destacam parceria com empresa e luta de moradores pela inauguração de UBS

Por | 19/03/2012

Com 30 funcionários, dois médicos em período integral, ginecologista (20h), três enfermeiras, equipe de odontologia, fonoaudiólogo, farmacêutico, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, a unidade conta com os procedimentos habituais de uma UBS, como vacinação, farmácia, atendimentos clínico, ginecologia, pediatria, odontologia, de enfermagem, e domiciliar, além de grupos de prevenção, de acordo com a prefeitura.

A UBS, na estrada Prof. Cândido Mota Filho, 1.125, foi construída com recursos da EPC Empreendimentos Imobiliários Ltda., em compensação à implantação do loteamento “Vintage Munck”, no Moinho Velho, aprovado pela prefeitura e idealizado pela interessada, conforme lei de dezembro de 2010. Pela permuta, a empresa tinha prazo de 12 meses “para entrega do projeto concluído”. O início da construção ocorreu em janeiro do ano passado.

Foto: Adilson Oliveira-CMETEA
População e autoridades na inauguração da UBS na região do Sílvia

O presidente da Câmara, Silvino Bomfim (PT), destacou a parceria entre poder público e iniciativa privada na aprovação de projeto urbanístico do loteamento por “trazer empregos e desenvolvimento socioeconômico para a região” carente de oportunidades de geração de trabalho e renda e proporcionar a UBS. A vereadora Maria Cleuza, a Ná (PT), creditou a conquista da UBS à luta persistente dos moradores, com a realização de vários abaixo-assinados.

O prefeito Chico Brito (PT) citou críticas e sugestões dos munícipes como elementos fundamentais para a construção da UBS e disse ser possível fazer equipamentos e serviços públicos de qualidade, de acordo com a assessoria. Padilha ressaltou que as UBS fazem parte da estratégia do governo federal de aproximar a população das unidades, que resolve 80% dos problemas de saúde dos moradores e possibilita desafogar hospitais e pronto-socorros.

Cerca de 500 pessoas, entre moradores dos bairros de abrangência da nova UBS – batizada de Eufrásio Pereira Costa –, lideranças comunitárias, religiosas e políticas, participaram da inauguração, que reuniu também os vereadores João Leite (PT), Elisabete Carvalho, a Dra. Bete (PDT), Gilvan da Saúde (PPS), Aparecido Dias, o Didi (PT) e Edgardo Cabral (PRB), os deputados federais Carlos Zarattini e José Mentor, e estadual Geraldo Cruz, os três do PT.

Em seguida, as autoridades se deslocaram ao Jardim Dom José e vistoriaram as obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), um pronto-socorro adulto e infantil, em dependências separadas, com até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pacientes por dia (porte 3). A unidade, que recebeu do ministério R$ 1,9 milhão para construção e terá investimentos anuais para manutenção dos serviços, tem previsão de inauguração ainda neste ano.

UBS JDS. SÍLVIA, SANTA LUZIA E TOMÉ
Endereço: estr. Prof. Cândido Mota Filho, 1.125 - Jd. Sílvia
Funcionamento: 7h às 17h
Diretora (gerente): Ana Beatriz Zambenedetti Zunder