Praça no Jd. Ângela ganha nome de líder comunitário benfeitor e deverá ter academia

Por Assessoria de Comunicação | 22/03/2012

Nascido em 1911 em Cabo Verde (sul de Minas Gerais), casado com Ana Soares dos Santos, com quem teve 11 filhos, Antonio Luis foi morador de Embu a partir de 1950 e fundou a Sociedade Amigos de Bairro do Valo Velho, em 1968. Apesar do nome de bairro do município de São Paulo, a entidade tinha sede na rua Particular (nº 26), hoje Palmeiras, no Jardim Santa Rita, em Embu, na divisa com a capital. Os familiares moram ainda hoje no Santa Rita.

Fotos: Adilson Oliveira/Divulgação-CMETEA
Dra. Bete apresenta projeto e conversa com familiares de Antonio Luis dos Santos; praça no Jd. Ângela que receberá nome do munícipe

Antonio Luis é lembrado pela trajetória de participação e luta por conquistas sociais para a região de Embu e bairros da capital e Itapecerica da Serra vizinhos. Presidente da SAVV, fez várias reivindicações para melhoria da localidade – afastada do centro e não assistida pelo poder público –, como passarela na estrada de Itapecerica, abrigo de ônibus, escolas, regularização de vielas e vários outros benefícios para consolidação do Santa Rita, diz o projeto.

“Não o conheci, mas sei que ele lutou muito pelos bairros Santo Eduardo, Ângela, Jardim Batista, Santa Rita, e Valo Velho, na divisa de Embu com São Paulo e Itapecerica”, disse Dra. Bete. “Veio a falecer, deixando uma mensagem de amizade, carinho e respeito à vida, e muitas saudades de familiares, amigos, vizinhos que até hoje se recordam desse que foi um exemplo de cidadão”, salientou. Uma bisneta e um genro também estavam no plenário.

Os vereadores Gilvan da Saúde, Milton do Rancho, João Leite, José Carlos Proença e o presidente Silvino Bomfim exaltaram a iniciativa. “Pessoas que ajudam a construir esta cidade merecem nossa homenagem”, disse Leite (PT). A prefeitura cuidará da identificação com placas e memorial com a história do agraciado na praça, que deverá ter academia de ginástica. “O ministro da Saúde esteve em Embu e anunciou mais 12 equipamentos”, disse Silvino (PT).

(Adilson Oliveira e Márcio Amêndola - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)