Lei autoriza conscientização para reciclar óleo de cozinha; Câmara aprova nome para campo e aplauso para Consegs

Por | 12/04/2012

Pela lei “autorizativa” – que depende de iniciativa do prefeito para aplicação –, o programa visa "conscientizar a população em geral, bem como proprietários e funcionários de restaurantes, bares, hotéis, lanchonetes e estabelecimentos fabricantes de refeições e alimentos sobre a importância da reciclagem de óleos e gorduras de origem animal e vegetal, evitando seu despejo diretamente na rede de esgoto ou descarte no meio ambiente", diz o texto.

Fotos: Adilson Oliveira-CMETEA
Vereadores votam matérias; Edgardo e Ná discutem projetos; presidente do Conseg Embu-Pirajuçara, Valdir Xavier, durante sessão

De acordo com o vereador Edgardo Cabral (PRB), autor do PL 4/2012, o poder público deverá promover ações educativas de esclarecimento à população sobre a finalidade do programa e incentivar iniciativas adotadas por entidades privadas direcionadas à reciclagem do material. Órgão municipal responsável pela área ambiental poderá criar selo de certificação às instituições e estabelecimentos que se integrarem à rede de reciclagem, indica a nova lei.

Outro projeto apreciado denomina o campo de futebol na rua Tomás Antônio Gonzaga de Amauri de Souza Rosendo, o Buda, pela importância do munícipe na fundação do Futebol Clube Independência e “na disseminação da prática desportiva por todo o bairro”, destacou a vereadora Maria Cleuza, a Ná, proponente do PL 14/2012. “O sr. Amauri sempre lutou incansavelmente para a construção e conservação do campo de futebol”, ressaltou a parlamentar.

Na antevéspera do 1º Encontro dos Consegs da Região Sudoeste, nesta sexta-feira, às 18h, na escola Valdelice Prass, no Parque Pirajuçara, a moção dos vereadores enaltece que “muitas vitórias foram conquistadas graças à atuação dos Consegs, particularmente o Conseg Pirajuçara” – que sediará o evento. Entre os resultados, Embu recebeu mais 60 PMs, duas novas viaturas e duas motos para patrulhamento ostensivo e uma viatura para ronda escolar.

(Adilson Oliveira – Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)