Câmara de Embu resgata própria história e da cidade e inaugura Galeria dos Vereadores

Por Assessoria de Comunicação | 27/11/2012

O departamento de Comunicação da Câmara Municipal, por meio de pesquisa do jornalista e historiador Márcio Amêndola de Oliveira, conseguiu levantar fotos dos homenageados, em vários arquivos. A dificuldade maior foi a ausência de um arquivo completo no Poder Legislativo - muitas das imagens das sessões de votação e da trajetória da Câmara não foram preservadas e havia lacunas imensas a serem preenchidas.

Amêndola, com a ajuda de arquivos pessoais e muitas fotos cedidas, gentilmente, pelo primeiro prefeito de Embu das Artes e ex-vereador Annis Neme Bassith, conseguiu reconstituir um banco de dados com as imagens de todos os vereadores que passaram pela Câmara. O arquivo do jornal regional "Fato Expresso", cedido gratuitamente pelo jornalista, idealizador da publicação, também foi utilizado na reconstituição dos registros.

Foto: Reprodução-CMETEA
Quadro com os vereadores da primeira legislatura, entre 1960 e 1963

O presidente da Câmara, vereador Silvino Bomfim de Oliveira Filho (PT), que apoiou e patrocinou o projeto, afirmou que "a memória daqueles que representaram esta cidade no parlamento fica agora preservada para as gerações futuras, como uma justa homenagem àqueles que fizeram e fazem a história democrática deste município". "É um grande orgulho encerrar meu mandato oferecendo esse acervo à cidade", declarou.

Os painéis (1 m de altura por 80 cm de largura) têm as fotos e nomes dos vereadores e cargos ocupados na estrutura do Legislativo (mesa-diretora). Nas placas antigas, em que apareciam apenas nomes e cargos, sem fotos, havia erros e imprecisões, como nomes grafados incorretamente, omissões dos suplentes efetivados durante o mandato, e até incorreções de cargos. São 13 quadros no total, apesar de ter havido 12 legislaturas até 2012.

Ocorre que na nona legislatura (1997-2000), por decisão judicial, 18 vereadores foram afastados por seis meses, e os suplentes foram convocados pelo único vereador não afastado, Geraldo Leite da Cruz (PT), que acabou se tornando presidente da Câmara naquele período, de junho a dezembro de 1999. Pela excepcionalidade da situação, o Legislativo decidiu pela confecção de um quadro extra daquela legislatura, com as fotos dos suplentes.

(Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu das Artes)