Sob emoção de homenageados, Câmara inaugura Galeria dos Vereadores

Por Assessoria de Comunicação | 30/11/2012


Foto:


Entre os vereadores que prestigiaram o evento, destaque também para o deputado estadual Geraldo Cruz (PT), que já foi vereador e prefeito, para o atual prefeito reeleito, Chico Brito (PT), e o vice Nataniel Carvalho, Natinha (PDT), também ex-vereador e que já foi presidente da Casa. O primeiro prefeito de Embu, Annis Neme Bassith, também ex-vereador, que cedeu parte do acervo, não pôde estar presente por motivo de saúde.

Com o plenário lotado, o presidente da Câmara, Silvino Bomfim (PT), que apoiou e patrocinou o projeto da galeria, anunciou o resgate da memória do Legislativo como um legado para as futuras gerações. Lembrou que "entre 1960 e 2012 apenas 116 políticos se efetivaram no cargo de vereador em Embu das Artes” e que nove novos cidadãos foram eleitos para a 13ª legislatura, até 2016, no total de apenas 125 que conseguiram o feito.

Silvino fez menção especial aos vereadores mais longevos de atuação, Manoel Batista Medina, Spencer Cesário de Oliveira e Maria das Graças de Souza, a Graça, com quatro mandatos, e o atual vereador Gilvan Antonio de França, o Gilvan da Saúde (PPS), que se reelegeu e legislará por mais quatro anos. Os ex-vereadores Paulo Roberto Vieira e Maria das Graças agradeceram pela homenagem e ressaltaram o papel do Legislativo na democracia.

Silvino agradeceu a todos os vereadores e funcionários que colaboraram para realização do projeto da Galeria dos Vereadores, "resgatando a importância do Poder Legislativo nesta cidade desde 1960". "Nós aqui cumprimos nosso papel com muita honra, e saio feliz por ter contribuído com este Legislativo por 12 anos", disse o presidente nos dois biênios da atual legislatura. Citou nominalmente cada um dos 12 colegas com quem conviveu nos quatro anos.

Foto: Adilson Oliveira-CMETEA

Plenário da Câmara durante inauguração da Galeria dos Vereadores

Ele agradeceu em especial, "por este brilhante trabalho de pesquisa", ao historiador Márcio Amêndola, do Departamento de Comunicação, responsável técnico pela elaboração dos painéis. Em seguida, os ex-vereadores foram convidados e descerrar a placa inaugural e os 13 painéis com as fotos dos vereadores que fizeram a história do Legislativo nos últimos 53 anos, sob forte emoção dos homenageados e convidados da sessão histórica.

RECONHECIMENTO
Geraldo Cruz disse que gostou muito do período em que foi vereador – por três mandatos. “Fizemos um trabalho conjunto muito bom, aprendi muito com a Brígida [Sacramento], com a Graça [ex-vereadoras]. Tenho um respeito muito grande por esta Casa, pelo Poder Legislativo”, afirmou o deputado estadual. Ele disse ainda que “o presidente Silvino fez uma coisa muito boa aqui para a história desta cidade, para nossos filhos, para o futuro”.

O vereador João Leite (PT) exaltou a iniciativa de valorizar a memória dos ex-vereadores. "Todos que passaram por aqui contribuíram para chegarmos aonde chegamos, desde o senhor Annis até os eleitos para o próximo mandato. Nada passa pela cidade sem passar pelas mãos dos vereadores, não é apenas o prefeito quem realiza. Por isso o cidadão tem de valorizar e cobrar, porque o mandato do vereador é muito importante”, alertou.

O vereador Júlio Campanha (PTB) disse que a Galeria dos Vereadores "mantém viva a memória dos que passaram por aqui”. O vereador Jomar Silva (PSB) cumprimentou os funcionários da Câmara "pelo esforço, trabalho, e o presidente Silvino por esta iniciativa". "Foram esses homens e mulheres que compuseram a história do Legislativo da cidade. As leis aprovadas aqui desde 1960 influenciaram e influenciam até hoje na vida da cidade."

Foto: Adilson Oliveira-CMETEA

Silvino, prefeito Chico (ao fundo) e vereadores ao descerrarem placa

Aparecido Pereira Dias, o Didi (PT), disse ter ficado "feliz pelo presidente ter honrado o compromisso de reconhecer o trabalho dos vereadores que passaram pela Casa”. “Fico honrado de ter participado de tudo isso, vimos o crescimento da cidade nos últimos dez anos. Não nasci vereador, me tornei vereador, com meu trabalho social e político”, afirmou. Disse que mesmo fora da Câmara em 2013 continuará defendendo os interesses da população.

O vereador José Carlos Proença (PSDB) destacou "a importância” dos ex-vereadores ao dizer que "em breve estarei sentado do outro lado também, com vocês". "Na primeira legislatura, tínhamos 5 mil habitantes em nossa cidade, hoje são mais de 260 mil, e é muito importante que a Casa trabalhe alinhada com a prefeitura. Sou de oposição, mas como vereador sempre apoiei projetos que ajudaram no desenvolvimento da nossa cidade", frisou.

Luiz Calderoni (PMDB) disse que o presidente foi feliz em abrir a galeria, reconhecendo o trabalho dos que integraram a Casa. “Os vereadores que estão indo embora saem de cabeça erguida. Os novatos que estão chegando vão também passar pelo crivo dos elei-tores. E isso é muito difícil, o morador acorda o vereador às duas, três da madrugada para pedir socorro, auxílio. Parabéns aos ex-vereadores que fizeram esta cidade”, concluiu.

AGRADECIMENTO
Com a palavra aberta aos ex-vereadores, o primeiro a falar foi Paulo Roberto – que assumiu por sete meses, em 1999, após a Justiça afastar 18 titulares. “Fico grato por este carinho com que vocês nos homenagearam”, disse, muito emocionado. Maria das Graças lembrou quando foi presidente da Câmara (2005-06) e, "com a ajuda do companheiro Márcio [Amêndola], fizemos a Sala dos Emancipadores". "A história não pode ser perdida."

Foto: Adilson Oliveira-CMETEA
Vereadores, ex-vereadores e público veem painéis dos legisladores

Para a primeira e única mulher a presidir a Câmara, “quando existe uma maior harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo, temos menor risco da judicialização das questões”. “Sempre defendi com unhas e dentes o Legislativo, decisões tomadas aqui podem ser para o bem, mas também podem piorar a vida das pessoas”, disse Graça, lembrando da imensa responsabilidade depositada pela população nos ombros dos vereadores.

ELOGIOS
Natinha parabenizou “todo o Legislativo encabeçado pelo vereador Silvino” e disse que “hoje é o resgate da história de nossa cidade no Legislativo”. O vice-prefeito aproveitou para agradecer o apoio da Câmara ao governo municipal. “Se não fosse essa parceria, tudo seria muito mais difícil. Quem está saindo deste Legislativo deixou sua contribuição para nossa cidade. Quem está entrando vai também ter a oportunidade de contribuir”.

Chico Brito elogiou a importância da Câmara Municipal e a homenageou em nome de duas figuras históricas da Casa, além de Maria das Graças, o também ex-presidente Sa-dao Nagata (1979-80), igualmente presente. “Este é um ato de reconhecimento às pessoas que passaram pelo Poder Legislativo desta cidade”, enfatizou o prefeito, depois de destacar que “o surgimento de nossa cidade foi a partir de um ato do Poder Legislativo”.

Segundo Chico, "tudo" passa pela Câmara. "Exemplo, o Centro de Integração da Criança foi criado [em 1983] por lei municipal votada pelos vereadores. Projetos mais recentes, do restaurante popular, da nova escola Delphina, recapeamento das ruas da cidade, tudo isso não aconteceria se esses projetos não fossem aprovados por esta Casa de Leis." Ele citou que a Galeria dos Vereadores se soma às galerias de Prefeitos e Vice-prefeitos, na prefeitura.

> VEJA A LISTA DE PRESENÇAS MAIS MARCANTES NA INAUGURAÇÃO


> CONFIRA QUADROS DA GALERIA DOS VEREADORES

 


(Márcio Amêndola e Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara)

 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento