Homenageado, Paulo Giannini recebe da Câmara o título de "Cidadão Embuense"

Por Assessoria de Comunicação | 12/12/2012


Foto:


>>> LEIA O CURRÍCULO DE PAULO GIANNINI

Participaram do ato o prefeito Chico Brito (PT), o deputado estadual Geraldo Cruz (PT), o ex-prefeito Annis Bassith, o vice-prefeito Nataniel Carvalho, os padres Jaime Crowe e Eduardo McGetrick, a ex-vereadora de São Paulo Lucila Pizzani, os ex-vereadores Sadao Nagata e Ana Maria de Souza, o presidente da Acise (associação empresarial do município), Hillmann Albrecht, o secretariado municipal, entre outras autoridades e lideranças comunitárias.

Ao abrir a sessão solene, que reuniu cerca de 200 pessoas, o presidente da Câmara, Silvino Bomfim (PT), disse que aquela era "uma grande e justa homenagem a Paulo Giannini pela sua garra e luta nestes anos todos". Para o vereador Jomar Silva (PSB), “Giannini é um cidadão que tem postura, trabalha com sinceridade e afeto, um grande cidadão embuense”. Painéis com história de vida do agraciado foram afixados na entrada do plenário.

Foto: Adilson Oliveira-CMETEA
Público na sessão solene em homenagem ao secretário Paulo Giannini

O vereador João Leite, presidente do PT de Embu, disse ter “orgulho” de Giannini ser do PT. "Chegamos aonde chegamos, nossa cidade se desenvolveu, por este trabalho que você fez”, afirmou o parlamentar, lembrando que o secretário realizou trabalho de aproximação do PT a muitos outros partidos, o que teria permitido a governabilidade e o sucesso das administrações dos prefeitos Geraldo Cruz (2001-08) e Chico Brito (2009-12).

O vereador Aparecido Dias, o Didi (PT), disse que Giannini "já faz parte da história viva de nossa cidade". "Sinto-me honrado de participar deste momento, você é o conselheiro político de nossa cidade”, declarou. O vereador José Carlos Proença (PSDB) disse que conhece Paulo Giannini “há mais de 20 anos, e naquele tempo ele já era de luta”. “Esta Casa fez jus a você por trabalhar nesta cidade que você serve há mais de 30 anos", frisou.

O vereador Luiz Calderoni (PMDB) disse que Giannini 'é um homem muito importante para esta região, colaborou para esta cidade, e estamos colhendo os frutos". "Foi o Giannini que começou toda essa história", destacou. Falando em nome dos ex-vereadores e líderes comunitários, Ana Maria de Souza disse que desde 1978 conhece Giannini. "Ele sempre foi o que é, articulador, pensador, ele pensava grande, acreditava que era possível mudar o futuro."

"Eram tempos difíceis, ditadura, repressão, desemprego em massa", recordou Ana Maria, ao lembrar que à época "faltava de tudo na periferia, e o negócio era ir para a rua e lutar pelos nossos direitos". A ex-vereadora considerou que "muitos merecem ser cidadãos embuenses, mas o Paulo merece esse título, ele pensa no próximo, no ser humano", elogiou. "Obrigada por você existir, Paulo, e fazer parte de nossas vidas", finalizou.

Foto: Adilson Oliveira-CMETEA
Giannini recebe de Milton do Rancho o título de "Cidadão Embuense"

Irmão do homenageado, Rogério brincou de início com o fato de Giannini - paulistano da Mooca - ser torcedor do Palmeiras, que vive má fase, e afirmou em seguida que "Paulo é um cristão de primeira". "Poderia ser chamado Pedro, pois é pedra, e como pedra teve um jeito de fazer política com seriedade, competência. É uma pessoa de pensamento e de ação", salientou. "Este é o título do cidadão constante, do cidadão presente", completou.

Padre Jaime saudou Paulo, mas lembrou também os seus pais, “seu Vicente e dona Raymunda, que construíram a comunidade [no Santa Emília], que trouxeram o Paulo à comunidade”. Crowe citou um provérbio africano e disse que “gente simples fazendo coi-sas pequenas em lugares de pouca importância realizam grandes transformações”. “Esta frase resume a vida de Paulo Giannini, que marcou a história de fé e política na região”.

Geraldo Cruz lembrou as lutas de seu partido e da candidatura de Giannini a deputado estadual em 1986. “Como era difícil naquele tempo, mas nossos sonhos têm sido coloca-dos em prática”, disse. “Paulo é conciliador, sem arrogância, sabe conversar e voltar atrás quando errado. Quando estava desempregado, Paulo ficava lutando para arrumar empre-go para outras pessoas. Ele é uma pessoa honesta, de coragem e de caráter”, concluiu.

Chico Brito agradeceu em nome do PT a todos os vereadores tanto pela homenagem a Giannini como pelo apoio da Câmara a seu governo, e se dirigiu ao agraciado com a lembrança de que “você, Giannini, lutou contra a ditadura, participou da luta pela volta da democracia, esta homenagem é justa, o povo de Embu reconhece isso através das lideranças que estão aqui”. O prefeito presenteou Giannini com um quadro da artista plástica Silvia Maia.

Foto: Adilson Oliveira-CMETEA
Nascido em SP, Giannini mostra placa de cidadania de Embu das Artes

Milton do Rancho lembrou que Giannini participou do início do PT na cidade e o chamou de "homem público e cidadão exemplar, com imagem de coerência política, e conhecedor dos mais profundos problemas de Embu das Artes". "É uma pessoa que muito contribuiu e ainda contribuirá para o crescimento de nossa cidade, ele tem a prática dos princípios da democracia, da humildade de buscar sempre o diálogo", enalteceu o autor da homenagem.

Muito emocionado, Giannini dedicou a homenagem "a muita gente que participou desta luta". "Nunca acreditei no 'eu', sempre acreditei no ‘nós’, no coletivo. Temos de juntar as nossas esperanças, nossos sonhos, quando você decide em grupo, erra menos”, disse. Ele fez um resumo de lutas por onde passou e citou dezenas de companheiros de lida na CEB (Comunidade Eclesial de Base, Igreja Católica) da qual fez parte e no partido de militância.

Secretário municipal, Giannini disse que "administrar Embu das Artes é uma tarefa difícil, principalmente se queremos fazer um governo democrático e popular", mas disse ter "certeza" de que seu partido "já marcou a história do Brasil e da cidade". Ao encerrar a sessão, o presidente Silvino disse que vai "guardar no coração o depoimento das pessoas importantes que falaram sobre você, Giannini, que sempre traz muita verdade em suas palavras".

(Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu das Artes)

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento