Sessão histórica empossa 15 vereadores, prefeito e vice de Embu das Artes; Doda é eleito presidente da Câmara

Por Assessoria de Comunicação | 2/01/2013

Sandoval (Doda) Soares Pinheiro (PT) foi eleito presidente da Câmara; Luiz Carlos (do Depósito) Calderoni (PMDB), vice-presidente; Euclides (Clidão do Táxi) Pereira dos Santos (PC do B), primeiro-secretário; e Jefferson (do Caminhão do Lixo) da Silva Siqueira (PR), segundo-secretário, por 13 votos. Os vereadores foram escolhidos, em votação aberta, para condução das sessões de votação e administração do Legislativo no biênio 2013-2014.

Público lota Câmara na posse dos mandatários de Embu das Artes

Eleitos em coligação adversária da dos demais parlamentares, os dois vereadores do PSC se abstiveram em votar, entre eles Claudinei (Ney) Alves dos Santos, que presidiu o ato de posse como vereador mais votado na cidade. Santos chegou a declarar nula a sessão de votação ao apontar a obrigatoriedade da proporcionalidade partidária na composição da mesa-diretora, mas a eleição foi considerada legítima pelo voto de 13 vereadores.

Foto: Adilson Oliveira-CMETEA
Vereadores fazem compromisso de exercer mandato com dedicação

Na solenidade, cada vereador assinou o livro de posse, após ter a declaração de bens divulgada em público e, com braço estendido, prestar compromisso solene – “Prometo exercer com dedicação e lealdade o mandato popular que a mim foi confiado, respeitando fielmente e com dignidade as constituições Federal e Estadual, a Lei Orgânica do Município e demais leis deste país, promovendo o bem-estar dos cidadãos e cidadãs de Embu das Artes”.

Doda senta à mesa após eleito presidente por 13 dos 15 vereadores

O prefeito Francisco (Chico) Nascimento de Brito e o vice Nataniel (Natinha) Carvalho (PDT) também prestaram o juramento na sessão “histórica”. Em discurso, Chico disse que a nova gestão está orientada conforme seu slogan na campanha eleitoral, “Pra fazer ainda mais”. Ele apresentou os secretários municipais ao público, “para serem cobrados”. Participaram da posse os deputados estadual Geraldo Cruz e federal José Mentor, ambos do PT.

Em tribuna, vereadores se comprometeram a honrar a confiança do eleitor. Gilvan (da Saúde) Antonio de França (PPS) falou também como novo líder do governo na Câmara. O presidente eleito Doda disse que a Câmara terá uma atuação democrática e aberta à participação da população, para “propor junto com os vereadores projetos para melhorar a nossa cidade”. Ele convocou sessão extraordinária para esta quarta-feira, dia 2, às 10h.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)