Câmara Municipal participa de organização do Dia Internacional da Mulher em Embu das Artes

Por Assessoria de Comunicação | 31/01/2013

Marisa Araújo Silva, da Assessoria de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça de Embu das Artes, instância da Secretaria de Assistência Social, criada em 2005, coordenou os trabalhos do grupo que sugeriu atividades para o calendário municipal para o Dia 8 de Março, celebrado desde 2001 pelo governo da cidade. “A ideia é termos um calendário único para que todos possam participar do maior número de atividades possível”, frisou Marisa.

Foto: CMETEA
Integrantes do Executivo, Legislativo e lideranças reunidas no CRM

Ela lembra que as atividades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o mês de março e terão como tema "Autonomia, inclusão e violência contra as mulheres", bandeira de luta das mulheres de Embu desde 2001. A novidade será o debate em torno da qualificação profissional, com destaque ao programa do governo federal “Mulheres que inovam” e o Pronatec, que na cidade oferece cursos profissionalizantes em parceria com Senai, dirigidos aos inscritos no cadastro único federal.

“Acho muito boa a proposta da sessão solene, cuja mesa pode ser presidida pelas vereadoras da Casa”, sugeriu a vereadora reeleita Dra. Bete. Ela lembrou que a sessão solene de 2009 foi presidida por ela e pela ex-vereadora Ná. Em sua primeira legislatura, Rosana do Arthur disse que a celebração do Dia Internacional da Mulher é muito importante “como um momento de reflexão dos avanços na luta das mulheres por melhores condições de vida, tanto na vida pessoal quanto profissional”.

Foto: CMETEA
Marisa Araújo Silva, vereadoras Dra. Bete e Rosana do Arthur, e Lucilea Lima, coordenadora do Centro de Referência da Mulher (CRM)

Marisa destacou que, ainda hoje, mesmo realizando as mesmas tarefas, as mulheres ganham menos que os homens e ainda apanham e morrem pela violência deles. Em junho de 2012, Embu das Artes recebeu, na Câmara Municipal, integrantes da CPI nacional sobre Violência contra a Mulher com o objetivo de investigar a situação de agressões de gênero e apurar denúncias de omissão do poder público pelo país, em encontro regional que municiou a comissão a exigir providências.

Além de palestras, depoimentos, uma mostra fotográfica e exposição de artes plásticas, campanha de coleta de papanicolau, mamografia nas unidades de saúde e caminhadas nos bairros, o Dia Internacional da Mulher em Embu das Artes também terá sessão solene na Câmara Municipal e atividades descentralizadas em todo território municipal. Com articulação via CRM, sob a coordenação de Lucilea Portuense Lima, o calendário das atividades deve ser divulgado em breve.

(Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)