Presidente da Câmara Municipal participa de reunião do consórcio das cidades da região

Por | 13/02/2013

O Conisud é formado por Cotia, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista e Embu. "Acho importantíssima a decisão dos prefeitos em convocar os presidentes das câmaras municipais para participarem das reuniões do consórcio, é uma maneira de podermos interferir diretamente nas políticas públicas que enfrentarão os problemas que vivemos em nossas cidades”, disse Doda.

Foto: Guego-PMETEA/Divulgação
Prefeitos do sudoeste da Grande SP na primeira reunião do Conisud

O vereador refere-se à discussão dos temas prioritários para o biênio 2013-2014. A diretoria executiva do Conisud apresentará a proposta de formação de oito câmaras técnicas e cada cidade ficará responsável por uma delas: saúde (Itapecerica da Serra), meio ambiente (Juquitiba), transporte e mobilidade (Cotia), saneamento, drenagem e resíduos sólidos (Taboão da Serra), segurança (Embu das Artes).

Ainda: educação, cultura e esporte (Embu-Guaçu), habitação (Vargem Grande Paulista) e desenvolvimento econômico (São Lourenço da Serra). Segundo o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, presidente do Conisud, na reformulação do estatuto, as câmaras técnicas terão presença orgânica no consórcio. Na pauta, também serão aprofundados os cinco temas prioritários para o biênio 2013-2014, definidos pelos prefeitos na primeira reunião no ano.

São eles: saúde, com a implantação de laboratório de análises clínicas regional; segurança, com uniformização da lei da poluição sonora e lei seca, implantação de centro regional de formação para as GCMs, sistema de vigilância por câmeras, entre outras; transporte e mobilidade, com projetos para resolver alças de acesso ao Rodoanel para Itapecerica e Embu-Guaçu, integração dos sistemas de transporte e marginais da Régis Bittencourt e Raposo Tavares; compensação ambiental aos municípios, com ICMS ecológico, entre outros, e destinação do lixo, com a construção de usina regional para tratamento dos resíduos sólidos.

Eleita no dia 17 de janeiro passado, a diretoria do Conisud para 2013 e 2014 está assim constituída: o prefeito reeleito de Embu das Artes, Chico Brito (PT), foi reconduzido ao cargo de presidente; o prefeito reeleito de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha (PSB), é o vice-presidente; o prefeito reeleito de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite da Silva (PMDB), o diretor administrativo e financeiro, e o prefeito de Juquitiba, Francisco de Araújo Melo (PPS), o diretor técnico operacional do conselho. O ex-secretário-chefe de Gabinete de Embu das Artes Helton Rodrigues é o superintendente do consórcio.

(Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)