Vereadores de Embu das Artes participam de encontro com ministro do Esporte

Por | 19/02/2013

A iniciativa contempla 5 mil pessoas e contribui para formação de atletas de alto rendimento que representem o país em competições de nível interna-cional, em Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Para conceder a bolsa, o Ministério do Esporte exige a participação das entidades nacionais de administração do desporto - as confederações - na indicação dos eventos esportivos que confirmem o desempenho dos atletas, assim como no controle de dopagem.

Foto: Alexandre Oliveira
Rebelo fala a prefeitos de investimentos durante Copa e Olimpíadas

De acordo com Doda, o país precisa aproveitar os grandes eventos que acontecerão até 2016 para crescer e se desenvolver, com inclusão social da população mais desassistida. "Nós precisamos nos apropriar desses equipamentos e aproveitar para fazermos as melhorias na prática esportiva para nossos jovens, para melhorar os transportes e toda infraestrutura necessária para o desenvolvimento das localidades", falou o presidente.

Anfitrião, o prefeito de Embu das Artes e presidente do Conisud falou da função do consórcio que reúne oito municípios e é pluripartidário. "Passadas as eleições, os homens públicos têm que se unir para lutar para trazer benefícios à população, e é isso que fazemos no âmbito do Conisud", explicou Chico Brito, dizendo que "os governos da região querem ser tratados com a importância que a região tem, a de reunir um milhão de habitantes e ser uma das mais importantes de São Paulo e do país".

Foto: Adilson Oliveira-CMETEA

Doda (esq.), ministro Rebelo, João Leite e Clidão (2º e 3º à dir.)

De acordo com ele, há 12 anos Embu das Artes faz a política da inclusão. "Nós levamos à população parques, moradias, assistência e programas esportivos, que ajudam a tirar as crianças da rua e damos a elas uma oportunidade". Chico disse ainda que a verba destinada para investimento no esporte nas oito cidades é de cerca de R$ 20 milhões. "Tenho certeza de que o ministro irá fazer um grande empenho para conseguirmos ainda mais para que possamos atender as demandas dos oito municípios", falou.

Rebelo destacou a importância do esporte na sociedade, falou da Copa do Mundo no Brasil em 2014, dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio em 2016 e dos projetos do governo federal para tornar o esporte mais acessível a todos. Ele salientou que o País irá ganhar em infraestrutura esportiva e de transporte e também economicamente. "Os dois maiores eventos esportivos do mundo vão gerar 3 milhões e 600 mil empregos, 0,4% de acréscimo do PIB até 2019 e o país vai receber 600 mil turistas estrangeiros", destacou.

Jabá do Depósito (esq.), prefeito Clodoaldo (2º dir.) e Aldo Rebelo

De acordo com o ministro, a presidente Dilma Roussef vai ampliar o Bolsa Esporte e construir, nas áreas mais pobres das cidades, centros de iniciação ao esporte, levando dessa forma mais oportunidades aos jovens da periferia. "Esporte é saúde, lazer, inclusão social, proteção às crianças. O esporte faz os jovens fugir, escapar das tentações das drogas. O esporte dá tranquilidade à família. A criança aprende a perder, a ganhar, a ter responsabilidade. Aprende que na vida é preciso esforço e disciplina", afirmou.

O ministro também declarou seu apoio ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), presente ao evento, e iniciou discurso dizendo que todo cidadão tem direito à moradia. "Sou a favor de uma sociedade onde têm direito a árvore e o ser humano. Acho que podemos combinar esses dois direitos", finalizou. Ele recebeu obras de arte dos artistas da cidade Tônia do Embu, Paulo Dud e Martin Yrigoyen das mãos de dois atletas embuenses, Janaína Ingrid, da paranatação, e Tiago Fonseca, da marcha atlética.

Foto: Adilson Oliveira-CMETEA
Prefeito Fernando, Rebelo, Jefferson, Clidão (3º dir.) e Carlinhos (dir.)

O evento contou com a participação dos prefeitos Fernando Fernandes (Taboão da Serra), Amarildo Gonçalves (Itapecerica da Serra), Clodoaldo Leite da Silva (Embu-Guaçu), Fernando Seme (São Lourenço da Serra) e Francisco Júnior (Juquitiba), além de secretários municipais e outras autoridades das cidades consorciadas - Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica, Taboão, São Lourenço, Juquitiba, Cotia e Vargem Grande Paulista.

Entre os vereadores de Embu das Artes, estiveram presentes Euclides (Clidão do Táxi) Pereira (PC do B), Jefferson (do Caminhão do Lixo) Siqueira (PR), Gilvan (da Saúde) de França (PPS), João Leite (PT), Edvanildo (Jabá do Depósito) Nascimento (PTC), Carlos Alberto (Carlinhos do Embu) Noia (PSC), Elisabete (Dra. Bete) Carvalho (PDT), Gilson de Oliveira (PT) e Edvânio Mendes (PT), além do presidente Doda.

Foto: Adilson Oliveira-CMETEA
Ministro Rebelo ao deixar encontro com prefeitos e vereadores

(Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)