Doda vai integrar órgão consultivo do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano

Por | 15/02/2013

"O motivo da minha visita é para que a Câmara de Embu escolha dois representantes para participarem do Conselho Consultivo da Subrregião Metropolitana. As câmaras tiveram renovação, e entendemos ser fundamental a participação dos vereadores, quem são os que aprovam e modificam as leis", disse Brígida, ao ressaltar que muitas iniciativas de desenvolvimento comum entre os 39 municípios requerem aprovação na esfera do legislativo.

Foto: Adilson Oliveira-CMETEA
Doda ouve Brígida sobre relevância do Conselho Consultivo (Consult)

Criado em cada uma das cinco subrregiões em que foi dividida a metrópole, o Consult tem a função de elaborar propostas prioritárias regionais para serem submetidas ao Conselho de Desenvolvimento Metropolitano. A instância foi incorporada ao órgão central após proposta em audiência na Câmara de Embu, a que reuniu o maior público, exaltou o então secretário Edson Aparecido. "Essa região é a que está mais organizada", afirmou Brígida.

Formulado em novembro de 2011, o Consult já realizou na região quatro reuniões, que resultaram em um documento produzido pelos gestores pú-blicos e lideranças da sociedade dos oito municípios. A pauta de reivindicações foi levada a empresa de planejamento do governo, a Emplasa, para subdivisão das demandas "pertinentes a uma agenda metropolitana", que já foram encaminhadas às respectivas secretarias estaduais, explicou Brígida.

Está sendo aguardada a resposta de cada pasta, sobre as reivindicações feitas, para a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, que depois realizará nova reunião, para consolidação das obras e serviços pleiteados, com os novos prefeitos e também os reeleitos, inclusive a presença de Alckmin. "Ele vem para falar das demandas que foram apresentadas e aprovadas pelo governo e liberar recursos", afirmou Brígida, ex-vereadora de Embu das Artes.

Foto: Adilson Oliveira-CMETEA
Doda recebe de Brígida documento sobre conselho metropolitano

Doda disse de imediato que participará do Consult e que vai ouvir os demais vereadores para definir o outro representante da Câmara para integrar o conselho. Ele ressaltou a criação da figura da região metropolitana. "Acredito muito que, trabalhando de forma conjunta, poderemos avançar em políticas públicas voltadas para todas as cidades, porque o que percebíamos antes é que só algumas cidades eram beneficiadas", disse o vereador.

"Agora, com a articulação dos munícipios da região metropolitana e também do Conisud, poderemos implantar políticas públicas para todas as cidades em comum acordo, em todas as áreas, em transporte, segurança, saúde, educação. A gestão, integrada, pode melhorar", completou Doda. O Conisud é o consórcio que reúne os seis munícipios da região sudoeste da Grande São Paulo e mais Cotia e Vargem Grande Paulista, capitaneado pelos prefeitos.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)