João Leite promove seminário de políticas públicas para juventude nesta 5ª na Câmara

Por | 13/03/2013

Os palestrantes serão Rubens Xavier Martins, ex-secretário de Esporte e Lazer de Diadema; professora Ângela Ribeiro, mestre em língua portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP; e Carlos Zarattini, deputado federal, criador da tarifa social da energia elétrica e do bilhete único. O seminário é aberto ao público. João Leite é autor da indicação pela criação do cursinho pré-vestibular gratuito na cidade, iniciado em setembro de 2011.

Foto: Adilson Oliveira/CMETEA - 4.mar.2011
João Leite reúne estudantes sobre projeto do cursinho em 2011

No encontro, 23 dos 54 alunos que passaram nas universidades públicas após cursarem o cursinho receberão certificados de honra ao mérito pela conquista. Segundo João Leite, o cursinho, ao ser iniciado, recebeu 185 inscritos e teve 17 aprovados em universidades públicas. Em março de 2012, foram 600 inscritos para 240 vagas, 22 alunos foram aprovados em universidades com vestibular no meio do ano e 32 passaram nas provas do final do ano.

"Esses alunos entraram em universidades como USP, Unesp, Unicamp, Fatec e federais do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), e estão de parabéns, porque souberam agarrar a oportunidade promovida pelo poder público municipal e estudaram", afirmou João Leite, destacando a mudança que esses cursos superiores poderão fazer na vida desses jovens e lembrando que o objetivo é garantir o acesso deles a cursos gratuitos de qualidade.

"Entre os aprovados, também tem alunos com bolsa 100% do Prouni [Programa federal "Universidade para Todos"]", frisou. Com atuação destaca-da pelos direitos da juventude, João Leite propôs emenda ao orçamento municipal de 2011 para garantir recurso que possibilitou a criação do cursinho. Dados do IBGE 2000 apontavam a existência em Embu das Artes de 65.387 jovens, entre 15 e 29 anos, a maioria sem acesso à universidade.

Foto: Adilson Oliveira/CMETEA - 4.mar.11
João Leite com jovens; evento discute educação, emprego e esporte

GABINETE ITINERANTE
João Leite e sua equipe continuam a atender munícipes durante o Gabinete Itinerante. Nesta quarta-feira, dia 13, a equipe percorreu a feira livre do Jardim Pinheirinho e no domingo passado esteve na feira do Jardim Independência. A agenda das visitas é disponibilizada nas redes sociais do vereador, facebook e twitter. O Gabinete Itinerante é um projeto social que já recolheu 7 mil solicitações, sobre vários assuntos, 80% atendidas pelo poder público.

O Gabinete foi criado em 2009, início do primeiro mandato de João Leite, reeleito em 2012. Além de receber reclamações e sugestões, a equipe do vereador também recolhe assinaturas para abaixo-assinados. Foi assim com a coleta de mais de 5 mil assinaturas pedindo ao governo estadual a ampliação do Hospital Geral do Pirajuçara (HGP) ou a construção de um novo hospital na região, além de melhorias no atendimento a consultas e pequenas cirurgias.

Também é do vereador a luta pela implantação do hospital infantil e a constru-ção de um laboratório de exames regional, uma prioridade também para os oito municípios do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) Na sexta-feira, 8 de março, os prefeitos protocolaram ofício junto à Casa Civil, pedindo ao secretário Edson Aparecido a transferência aos fundos municipais de saúde dos valores revisados pagos pelo Estado.

Foto: Assessoria parlamentar/Divulgação
João Leite (de branco) atende no gabinete itinerante no Pinheirinho

Os valores totalizam R$ 15.960.892,50 anuais de acordo com a população de cada cidade. Para viabilização do serviço para a região pelo governo do Estado, os prefeitos querem a municipalização do Laboratório Regional de Itapecerica da Serra, e, durante o período de negociação e efetiva concretização do repasse financeiro, a realização dos exames na totalidade da necessidade dos municípios - hoje, a demanda é reprimida.

"Em 2011, entregamos abaixo-assinado com mais de 5 mil assinaturas para a Secretaria de Estado da Saúde”, contou João Leite, sobre a reivindica-ção. Seus assessores também estão recolhendo assinaturas para implantação de um semáforo no cruzamento das estradas Constantinopla e Itapecerica a Campo Limpo. Os interessados podem procurar o gabinete do vereador na Câmara (rua Marcelino Pinto Teixeira, 50, ao lado da delegacia e da BR-116).

(Rita de Biaggio - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)