Vereadores aprovam financiamento de até R$ 10 milhões para recapeamento de vias

Por | 19/03/2013

Aprovado em regime de urgência especial e por votação nominal, o projeto, de autoria do Executivo, visa celebrar convênio de financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), para o recebimento de recursos destinados às obras de recuperação da malha viária pelo programa "Via SP". O convênio será firmado através do agente Nossa Caixa Desenvolvimento, Agência de Fomento do Estado de São Paulo.

O montante será financiado a juros de 8% ao ano, acrescidos de atualização monetária do IPC-FIPE, e com até 72 meses para pagar. Segundo parecer jurídico positivo da da Câmara Municipal, a operação financeira "cumpre o princípio da moralidade e eficiência da administração pública, conforme disposto no caput 37 de Constituição Federal, na medida em que se busca o melhor custo benefício à municipalidade”.

Foto: Adilson Oliveira/CMETEA
Vereadores ao votar um projeto de lei, cinco indicações e uma moção

Foto: Adilson Oliveira/CMETEA
Clidão, ao apresentar indicação de construção de creche no Capuava

CRECHE E PRAÇA
Além do projeto de lei, foram aprovadas cinco indicações, em votações simbólicas, com destaque para a de número 3/2013, de autoria do vereador Euclides Pereira dos Santos, o Clidão (PC do B), que pleiteia a construção de uma creche no bairro Capuava. ”Aquela área realmente necessita de uma creche e precisa do apoio de todos os vereadores”, disse o vereador Edvanildo do Nascimento, o Jabá (PTC).

Rosana Almeida (PMDB) também ressaltou a importância da indicação. "Quanto maior o número de creches conseguirmos, melhor será para a educação e para a proteção das nossas crianças", disse. Segundo ela, que foi conselheira do Conselho Tutelar, a maioria dos casos de abuso sexual de crianças acontece dentro de casa. "A creche é um local seguro para a mãe deixar seu filho ou filha", declarou.

João Leite (PT) lembrou que o governo Chico Brito (PT) já inicou a obra de uma creche no Jardim Capuava, tem outra em andamento no Jardim Valo Verde e tem outra em licitação para o Jardim Presidente Kennedy. "Em junho, já deve estar funcionando a creche do [Jardim] Santo Eduardo", afirmou o vereador, reiterando que a base da sociedade é o conhecimento, “e o prefeito vem atendendo a demanda”.

Jabá do Depósito, que pediu revitalização de praça no Jd. do Colégio

Foto: Adilson Oliveira/CMETEA
Doda, que fez indicação de semáforo na avenida Rotary com Aimará

Gilson Oliveira (PT) declarou seu apoio à construção de uma creche no Capuava. "Tudo que for favorável ao povo, tem meu voto", disse. Também foi aprovada a indicação 06/2013, de autoria do vereador Jabá, que pede a revitalização da praça do Jardim do Colégio na rua Orion n° 53, bifurcação com a rua Triângulo Astral. "Ela está sem condição nenhuma de uso, com risco de crianças e idosos se acidentarem", justificou.

SEMÁFORO E ACADEMIA
O presidente da Câmara, Sandoval Pinheiro, o Doda (PT), fez a indicação (7/2013) da necessidade de instalação de semáforo na avenida Rotary na junção com avenida Aimará, no Parque Pirajuçara. "O semáforo seria colocado antes da rotatória, porque a movimentação de pessoas no local, devido ao comércio pujante do bairro, requer um instrumento de maior segurança para pedestres e motoristas", frisou o vereador.

Doda disse vai acompanhar de perto a implantação do semáforo e sugeriu aos vereadores que façam o mesmo com suas indicações. Pedro Valdir (PSD) indicou revitalização da praça Deyse Zenaro, no Jardim Mascarenhas, e implantação de academia pública no local (8/2013). Edvânio Mendes (PT) solicitou instalação da academia de ginástica na praça Manoel de Almeida, no Parque Pirajuçara (indicação 9/2013).

Pedro Valdir, que solicitou reforma de praça no Jardim Mascarenhas

Edvânio, que indicou academia pública para praça no Pq. Pirajuçara

Por falta de manutenção periódica, a praça "está com aparência de abandono e sem uma estrutura adequada para receber visitantes", aponta Pedro Valdir. O vereador também teve aprovada moção de apoio (01/2013) à iniciativa do deputado federal Walter Ihoshi (PSD) que cria a Frente Parlamentar de Apoio para redução de impostos de medicamentos. "A saúde pública sofre para atender a demanda da população brasileira por medicamentos", justificou.

Sobre a indicação, Edvânio observou que "no Parque Pirajuçara há demanda enorme de pessoas nas faixas etárias que mais necessitam dos benefícios que as academias proporcionam, a juventude e a melhor idade". Doda comentou que "o bairro está muito bom com o complexo Valdelice, escola, centro cultural e ginásio de esportes, e uma academia na praça Manoel de Almeida completa uma necessidade do bairro com atividades para idosos e jovens".

FALTA DE ENERGIA
O presidente da Câmara também se referiu à falta de energia que provocou o adiamento da sessão e criticou a AES Eletropaulo pela qualidade do serviço no município. "Quero demonstrar minha indignação com essa empresa que mais uma vez nos deixou no escuro. Ela precisa rever seu planejamento para que isso não ocorra mais, porque traz transtornos para os munícipes e prejuízos financeiros para a cidade", advertiu, ao final dos trabalhos em plenário.

(Rita de Biaggio - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)