Por | 19/03/2013
Foto:
"Viemos pedir ajuda para conseguirmos médico geriatra, o município só dispõe de um, e já temos 40 mil moradores acima de 60 anos", disse o presidente da Uape, Jair Toledo, 67. "Também buscamos apoio para sanar a falta de remé-dios de uso contínuo, para pressão alta, diabetes, colesterol. Ligam para a entidade, e verificamos que realmente não tem remédio", completou, ao citar que na última vez eram usuários do Jardim São Marcos e Santo Eduardo.
Foto: Adilson Oliveira/CMETEAVereador Edvânio e membros da União dos Aposentados de Embu
"São muito justas as reivindicações", disse o vereador Edvânio. Ele afirmou já ter levantado a questão da demanda de geriatra em reunião com a secretária de Saúde, Sandra Magali, e que teve como compromisso por parte da titular da pasta - que é geriatra - que os próximos concursos públicos deverão chamar profissionais da área, como também médicos de outras especialidades para suprir a observada falta de atendimento em consultório em algumas UBS.
Edvânio explicou que a falta de remédios em postos de saúde se deve ao atraso na entrega de medicamentos que devem ser enviados a Embu das Artes pelo governo estadual. "Estamos tendo dificuldade com o governo do Estado em repassar os remédios, a deficiência não é do município", comentou. De acordo com o vereador, a secretária municipal informou que em fevereiro começou a colocar "em dia" a oferta nas farmácias das UBS.
Foto: Adilson Oliveira/CMETEAEdvânio (à dir.) e membros da Uape priorizam discussão sobre saúde
"Vou cobrar a regularização da entrega pelo governo do Estado e distribuição nos postos. Não é favor o que estão exigindo, são políticas públicas a que eles têm direito", disse Edvânio. O presidente da Uape disse que "a expectativa em conseguir o que reivindicamos com o apoio do vereador Edvânio é grande". "Nós o conhecemos há muito tempo e sabemos que se trata de uma pessoa com grande preocupação social", disse Toledo, à frente de 600 associados.
SEDE
A direção da Uape solicitou ao vereador que interceda junto ao governo muni-cipal para viabilizar a construção da sede da entidade, em terreno de 1.100 m2 ao lado do PS Central doado pela prefeitura. Pediu ainda que proceda homenagem a Maria Zuleide Correia de Oliveira, cofundadora da Uape. Edvânio se colocou à disposição, inclusive pela cessão da Sociedade de Amigos de Bairro do Parque Pirajuçara para baile da terceira idade da associação.
(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)