Vereadores recebem líder do MTST e tratam de conselho para área do Roque Valente

Por | 3/04/2013

A líder do MTST Vanessa de Souza, coordenadora da ocupação no município, solicitou rápida tramitação e votação favorável à criação do Conselho Gestor da APA (área de proteção ambiental) da mata. "Queria que vissem o projeto com atenção e carinho, que entrasse em votação na próxima sessão, para que não tenhamos outra liminar embargando a constituição do conselho, por parte de meia dúzia de ambientalistas que acham que estão certos", disse.

Foto: Adilson Oliveira/CMETEA
Vereadores e a líder do MTST em reunião sobre projeto de conselho

Os parlamentares se mostraram sensíveis ao pedido. Na reunião, o secretá-rio municipal Marcos Rosatti (Controladoria-Geral) informou que o projeto de lei de instituição do conselho gestor, de autoria do prefeito Chico Brito, havia sido protocolado na Câmara à tarde. "Se tivesse chegado mais cedo, votaría-mos hoje", disse o vereador João Leite (PT). "Estando na Casa, vamos dar prioridade", afirmou o presidente da Câmara, Sandoval Pinheiro, o Doda (PT).

"Em se tratando de moradia, de interesse do povo, vamos colocar o projeto na frente, contemplando não só o movimento, mas toda a comunidade na questão da sustentabilidade, com o parque. Me comprometo que na próxi-ma quarta-feira entrará na pauta, para dar andamento de forma mais rápida ao processo", declarou Doda. Conforme anúncio do presidente, o projeto será votado hoje, 3 de abril, com presença de grande número de sem-teto.

Tornado lei, o conselho gestor - com 20 membros que serão eleitos (dez do poder público e dez entre representantes de vários segmentos envolvidos na área) - vai discutir o projeto de parque a ser elaborado pela CDHU (companhia de habitação do Estado), proprietária do local. "Ele vai indicar o que pode ser feito na APA no momento, o parque municipal. Outras medidas em relação à habitação deverão ser tomadas após decisões judiciais", disse Rosatti.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)