Câmara requer hospital em Embu das Artes e indica Saúde da Família no Pq. Pirajuçara

Por Assessoria de Comunicação | 8/04/2013

Ney argumentou com base em "estudos técnicos realizados pelas secretarias da Saúde do Conisud, que apontam para a necessidade de um hospital no município de Embu das Artes". "Nossa região administrativa, composta por oito municípios, conta com mais de um milhão de habitantes, e o Hospital Pirajuçara [HGP], instalado na divisa de Taboão da Serra e Embu das Artes, atende à população dos dos municípios de mais de 500 mil habitantes", disse.

Foto: Adilson Oliveira/CMETEA
Ney lê requerimento em que reivindica hospital em Embu das Artes

"Como representante do povo, constatamos uma carência que beira ao descaso em relação ao atendimento dos serviços de saúde prestados aos cidadãos", enfatizou. Ele pede o envio de notificação a todos os órgãos competentes, como o governador do Estado, secretário de Estado da Saúde, aos deputados estaduais, federais e senadores, além de prefeitos e Câmaras Municipais dos municípios que compõem o Conisud, pedindo apoio ao projeto.

"Parabenizo o vereador pelo requerimento. Quero lembrar que o deputado Geraldo Cruz destinou emenda de R$ 10 milhões no orçamento do Estado para construção de hospital em Embu das Artes e que eu, desde meu primeiro mandato, tenho lutado pela construção do hospital na cidade", disse João Leite (PT). Ele também colheu mais de 5 mil assinaturas pedindo ao Estado a ampliação do HGP, além de melhorias em consultas e pequenas cirurgias.

Edvânio indica PSF no Pq. Pirajuçara e recapeamento no Maria Alice

INDICAÇÕES E PROJETO
Também na área da saúde, o vereador Edvânio Mendes (PT) fez indicação (nº 40/2013) ao chefe do Executivo que seja feito estudo para implantação do Programa de Saúde da Família no Parque Pirajuçara, em caráter de urgência. "A equipe do PSF do [Centro de Atenção à Saúde da Família no Jardim] Nossa Senhora de Fátima não está conseguindo atender o território do Parque Pirajuçara", avalia. Ele aponta ainda dificuldade de locomoção à unidade.

Foto: Adilson Oliveira/CMETEA
Gilson Oliveira ao justificar dar nome do pai, líder comunitário, a praça

Edvânio também solicitou projeto de recapeamento, guias, sarjetas e drenagem na Chácara Maria Alice (região do Jardim São Marcos), nas ruas Cantor, Compositor e Ator (indicação 41/2013). Já o vereador Ney Santos fez indicação (23/2013), em caráter de urgência, para que o Executivo municipal realize estudo para reforma e adequação do escadão de acesso entre as ruas São Jerônimo e São Jorge, ambas no Jardim Valo Verde.

Um dos dois projetos de lei aprovados é o de autoria de Gilson Oliveira (PT), que dá o nome de seu pai a praça localizada entre as ruas Maringá e rua Formosa, no Jardim Santo Eduardo (08/2013). Ela passará a se chamar praça Alexandre Baptista de Oliveira, em reconhecimento ao líder comunitário e pastor evangélico que esteve à frente de várias igrejas na cidade - ele morreu em 1997, aos 54 anos, depois de morar por 11 anos no município.

Mané do Café pede atenção da Secretaria da Cultura a seu trabalho

A tribuna popular foi utilizada pelo morador Manoelídio Ramalho de Oliveira, o poeta Mané do Café, que declamou poemas, falou do seu trabalho em escolas de todo o Estado de São Paulo e pediu mais atenção da Secretaria Municipal de Cultura. Ele cobrou reembolso de despesas em viagem pelo país em que promove o nome do município, porém, em representação não oficial - desde o ano passado, ele participa das sessões com cartaz-manifesto preso ao corpo.

Também acompanharam a sessão o vereador de Itapecerica da Serra Cleber Bernardes (PMDB), a assessora do deputado Geraldo Cruz (PT) Mariângela Graciano, e os secretários municipais Marcos Rosatti (Controladoria) e Silvino Bomfim (Esporte), além de membros da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Cerca de 500 militantes do MTST (sem-teto) lotaram o plenário durante vota-ção de projeto de lei que cria conselho gestor para mata do Roque Valente.

Sessão lotada que teve 6 matérias aprovadas, com destaque à saúde

> LEIA SOBRE APROVAÇÃO DE CONSELHO GESTOR DA APA SANTA TEREZA

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)