Biblioteca da Câmara de Embu recebe mais de 700 novos livros, entre obras-primas e técnicos

Por Assessoria de Comunicação | 22/04/2013

A lista contém clássicos e obras-primas da literatura mundial e brasileira como "A divina comédia" (Dante Alighieri), "Fausto" (Goethe), "Memórias póstumas de Brás Cubas" (Machado de Assis), inclusive do universo infantil, além de vá-rios títulos específicos, alguns em vídeo, sobre ciência, saúde, religião, filosofia, economia, direito, administração, politica, legislação. Há também motivacionais, e ainda de "prata-da-casa", o poeta J. B. Romani, radicado em Embu.

Fotos: Adilson Oliveira/CMETEA
Na área externa da Câmara (esq.), biblioteca conta com 3 mil títulos

Parte dos 750 novos livros para a Biblioteca Vereador Afonso Carpi

Bibliotecária Adilce com alguns livros recebidos de programa federal

"Recebemos obras de vários gêneros, tem muita literatura brasileira, muitos livros infantis, inclusive técnicos e para concurso. Os títulos são para todos os gostos, desde amantes da leitura até estudantes de ensino fundamental a universitários em graduação. São obras maravilhosas", diz a bibliotecária Adilce Teodoro, 43, responsável pelo espaço. A expectativa é que a doação to-tal chegue a cerca de 3 mil livros, que foram escolhidos pela própria biblioteca.

A lista é feita pelas editoras participantes do Programa de Ampliação de Acer-vos do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, da Fundação Biblioteca Nacio-nal, ligada ao Ministério da Cultura, que distribuiu 930.566 livros a 1.625 bi-bliotecas públicas, comunitárias, rurais e postos de leitura de 1.150 cidades de todo o país cadastradas. Com a entrega, concluída em janeiro, foi cumprida a primeira etapa do programa lançado em 2011 ao custo de R$ 8,4 milhões.

Para ter acesso ao acervo da biblioteca da Câmara, que passa a ter 3 mil títulos - além de computadores com acesso à internet -, o morador de Embu das Artes só precisa fazer uma carteirinha com nome e número de RG e apresentar comprovante de residência, que já pode levar dois livros, por re-tirada, para devolução em até 15 dias, sem pagar nada. A biblioteca foi inau-gurada em 2006, na gestão da presidente Maria das Graças de Souza (PT).

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)