Vereadores se unem para resolver problemas comuns da região em encontro da Aversud

Por | 16/05/2013

"A ação é necessária levando-se em consideração a nova composição das Câmaras Municipais, decorrente das eleições de 2012. Houve mais de 50% de renovação no Poder Legislativo das cidades citadas", disse Doda ao dar boas-vindas aos vereadores, unidos para resolver problemas comuns da região com 1 milhão de habitantes. De acordo com o anfitrião, "a Aversud surgiu e continuará sendo um processo democrático de organização do Legislativo".

Participaram vereadores de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, e de Cotia e Vargem Grande Paulista, cidades que passaram a integrar a região - Embu-Guaçu não estava representada. Wagner Eckstein, ex-vereador de Taboão e atual ouvidor-geral de Embu, um dos articuladores da criação da Aversud e primeiro presidente, também compareceu ao encontro e disse que o aguardava com expectativa.

Presidente Doda, Eckstein e vereadores de sete Câmaras da região

Eckstein (de óculos) faz um balanço da primeira gestão da Aversud

Eckstein apontou questões que devem ser estimuladas para a continuação da Aversud, entre elas a realidade regional e o fortalecimento do Legislativo. "O vereador só é lembrado quando o Executivo precisa ter aprovadas as leis, mas ele quer participar dos debates sobre as políticas públicas do município, e isso fortalece o seu mandato", disse. Com a duas cidades incluídas e mudança no tamanho de Câmaras, a região passou de 66 para 92 vereadores.

Em balanço da atuação da Aversud na gestão 2009-2012, Eckstein ressaltou que os vereadores foram duas vezes recebidos na Secretaria de Estado da Saúde, foram em caravana ao Palácio dos Bandeirastes e estiveram em Brasília. "A saúde foi a área que mais nos uniu, inclusive com a criação do Samu Regional, para o qual atuamos firmemente, mas também trabalhamos para articular a vinda da universidade federal para Embu das Artes", ressaltou.

Os vereadores abriram discussão de temas que afligem os municípios. Presi-dente da Câmara de Juquitiba, Pedro Angelo (PT) ressaltou a organização do legislativo re-gional como fundamental na definição do papel que as oito cidades terão na região metropolitana. "Para o governador Alckmin, somos os guardiões das águas, mas convivemos com a miséria. Precisamos cobrar dele compensação ambiental financeira por preservarmos os mananciais", disse.

Vereadores de Embu das Artes no encontro para reativar a Aversud

Vereador de Itapecerica e de Embu das Artes presentes à reunião

Seu colega Edson Garcia (PT) relatou que a Sabesp (companhia de abaste-cimento e saneamento básico paulista) vai levar água de Juquitiba para Barueri, uma das cidades mais ricas do Estado. "Enquanto isso, os moradores de Barnabé não tem água nem esgoto. É um absurdo", avaliou. Roberto do Depósito (PRB), de São Lourenço da Serra, pediu "urgência” nos encami-nhamentos, porque as necessidades são para ontem, não dá para esperar".

Clidão do Táxi (PC do B), de Embu, sugeriu moção de apelo ao governador sobre uma entrada de Embu-Guaçu ao Rodoanel, para desafogar Itapecerica, cuja população sofre com os congestionamentos. Hércules (PMDB), de Itapecerica, disse que "o governo do Estado está acenando com algumas conquistas, esteve duas vezes na nossa cidade este ano e uma em Embu-Guaçu. Que não seja por conta das eleições que se aproximam", alertou.

Cleber Bernardes (PMDB), de Itapecerica, salientou a força política da região com população e representação legislativa maiores. Ronaldo Onishi (PSB), de Taboão, convocou os colegas a "tirarem a máscara do bairrismo e agirem sem vaidades". João Leite (PT), de Embu, concordou e disse que "é preciso des-partidarizar as questões a serem enfrentadas, com reuniões abertas a todos os vereadores". Ele sugeriu a criação de fundo para manutenção da entidade.

Fotos: Adilson Oliveira/CMETEA
Vereadores abrem discussão sobre problemas que afetam as cidades

Membros de 7 das 8 Câmaras Municipais da região sudoeste reunidos

Marcos Nena (PPS), presidente da Câmara de Cotia, sugeriu a inclusão de Cotia e Vargem Grande na Aversud. Doda disse que a pauta do próximo encontro vai incluir a alteração do estatuto que em 2009 não previa a entrada das duas cidades que ainda não faziam parte do Conisud e propôs mandato de dois anos para a nova diretoria (nove vagas), em vez de um ano, previsto hoje. A próxima reunião será em 7 de junho, às 9h, na Câmara de Juquitiba.

VEREADORES PRESENTES
Cotia
 (3 de 13 vereadores) - Marcos Nena (PPS), presidente, José Lino Gomes (PSL) e Jovino Ribeiro, o Tim (PMN)

Embu das Artes